Books 

 

Uma certa ideia de Europa 

Barroso, José Manuel Durão  

Lisboa : Gradiva

1999

Infelizmente, a versão integral deste título não se encontra disponível por razões de direitos de autor.
Mais obras de José Manuel Durão Barroso
 
Biography 

José Manuel Durão Barroso (português, nasceu em Lisboa a 23 de março de 1956) é licenciado em Direito, tem o Diploma de Estudos Europeus e possui um Mestrado em Ciência Política. A sua actividade política começou cedo, em 1976. Em 1980, aderiu ao Partido Social Democrata (PSD). Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros (1992-1995), Primeiro-Ministro (2002-2004) e Presidente da Comissão Europeia (2004-2014). A par das atividades políticas, Durão Barroso foi assistente na Universidade de Lisboa e na Universidade de Genebra e professor convidado na Universidade de Georgetown. A sua obra escrita é em grande parte dedicada aos temas das Relações Internacionais e ao Projeto da Construção Europeia.

Summary 

O livro de Durão Barroso é uma coletânea de textos e intervenções produzidos entre 1987 e 1999, coincidindo com as suas funções desde Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação até à presidência da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata.(PSD)

Passados 14 anos desde a publicação deste livro, é interessante ver como os textos retratam os grandes temas que marcaram a construção europeia nos anos 90: o Tratado de Maastricht, a Guerra dos Balcãs, as consequências da queda do muro de Berlim e da União Soviética, o quarto alargamento da União Europeia.

As relações externas europeias, a definição de uma política de defesa europeia, e a atuação da União Europeia relativamente aos países da ex-Jugoslávia são aqui debatidos.

Numa perspetiva nacional, Barroso comenta também a posição de Portugal no Mundo e na Europa, a integração portuguesa na União Europeia, as consequências para Portugal da adesão à moeda única, as mudanças que podem advir de um alargamento da União Europeia.