Organização e actividade

 

O Parlamento Europeu é o único órgão diretamente eleito da UE e uma das maiores assembleias democráticas do mundo. Os seus 751 deputados representam os 500 milhões de cidadãos da UE. São eleitos por cinco anos pelos eleitores dos 28 Estados-Membros.

Quer saber como está organizado o Parlamento? Uma vez eleitos, os deputados organizam-se de acordo com as suas afinidades políticas. Formam grupos políticos para melhor defenderem as suas posições. Atualmente existem sete grupos.

A maior parte do trabalho de fundo do Parlamento é levada a cabo por comissões especializadas, que elaboram relatórios, os quais são, depois, submetidos a votação em plenário.

O Regimento do Parlamento define, em pormenor, o quadro que preside ao funcionamento do Parlamento. Como representante de todos os cidadãos da União, a assembleia tem no multilinguismo um dos seus aspetos mais importantes. Os documentos do Parlamento são publicados em todas as línguas oficiais da UE e todos os deputados têm o direito a usarem da palavra na língua oficial da sua escolha.

 
A EuroparlTV mostra-lhe todo o espetro do trabalho do PE nas suas sedes em Bruxelas, Estrasburgo e no Luxemburgo.
 
 
 
Regimento
 

Nos termos do artigo 232.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, o Parlamento Europeu dotou-se de um regulamento interno (Regimento). Este regulamento descreve o conjunto das regras de organização e de funcionamento internas do Parlamento.

 
 
Documentos Think Tank
 
 

A página do Think Tank proporciona uma visão dos "bastidores" do Parlamento Europeu, ao permitir a consulta de muitos dos documentos que os deputados ao PE utilizam nas suas decisões sobre a legislação europeia.

Os links reunidos nesta página ajudam a conhecer o funcionamento interno da única instituição da UE diretamente eleita.