Publicações

 

Paralelamente ao trabalho de organização, classificação e descrição dos fundos arquivísticos do Parlamento Europeu, os Arquivos Históricos realizam estudos e publicam brochuras com vista a uma análise mais aprofundada de alguns aspetos da história da União Europeia.

 
 
Estudos e brochuras

A Unidade dos Arquivos Históricos elabora estudos que, desde 2007, são publicados semestralmente. Estes estudos, cujo objetivo é valorizar os fundos históricos do Parlamento Europeu, podem ser obtidos em suporte papel e em diversas versões linguísticas (em função da sua disponibilidade).

Prémio Sakharov: 25 anos - o Parlamento Europeu em prol da liberdade de pensamento (n° 11 - 2013)

Em novembro de 2013, o Parlamento Europeu celebrou o 25.º aniversário do prémio Sakharov para a liberdade de pensamento. Para assinalar este momento histórico, o Centro Arquivístico e Documental (Cardoc) do Parlamento Europeu publicou uma obra intitulada «Prémio Sakharov: 25 anos - o Parlamento Europeu em prol da liberdade de pensamento». Este número de Cahiers du Cardoc traça a história do Prémio Sakharov, com os seus candidatos e laureados, desde a sua criação até aos nossos dias.

Igualdade de oportunidades: as comissões responsáveis pelos direitos da mulher 1979-1999 (n° 10 - 2013)

Este número de Cahiers du Cardoc apresenta um panorama das duas primeiras décadas de trabalho da Comissão dos Direitos da Mulher, que contribuiu amplamente para a elaboração e aplicação da legislação comunitária em matéria de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Uma Europa dos direitos: história da Carta dos Direitos Fundamentais da UE (n.º 9 - 2012)

Este estudo detém-se nos principais marcos da história da Carta e explica o seu papel fundamental na proteção do dos direitos e das liberdades fundamentais dos cidadãos da UE.

O longo caminho até ao euro (n° 8 - 2012)

O 8.º número da série dos Cahiers du CARDOC, com o qual o Parlamento Europeu celebra o 10.º aniversário do euro (2011), traça o percurso histórico que levou à criação da moeda única. Este estudo possibilita uma melhor compreensão do longo processo que conduziu à integração monetária, mas pode também contribuir para uma melhor perceção da situação com que a moeda europeia se confronta atualmente.

Inventário metódico e digital pormenorizado dos órgãos parlamentares responsáveis pela cooperação para o desenvolvimento (ACP) - Da pré-convenção a Lomé I (1958-1980) (edição especial - 2011)

A presente "edição especial" é um instrumento de pesquisa que visa apresentar uma análise e uma descrição estruturadas dos órgãos parlamentares de cooperação e desenvolvimento para o universo dos países ACP. Esta publicação obedece a uma ótica simultaneamente histórica e de arquivo, reconstituindo os primórdios da colaboração entre os representantes eleitos da Comunidade e os seus homólogos dos Estados da África, das Caraíbas e do Pacífico.

As comissões responsáveis pelo desenvolvimento (n° 7 - 2010)

Este livro traça a política do Parlamento Europeu em matéria de desenvolvimento através de diversas formas de associação e cooperação, na perspectiva do trabalho levado a cabo pelas comissões parlamentares responsáveis no período compreendido entre 1958 e 1999.

Da Declaração Schuman ao nascimento da CECA: o papel de Jean Monnet (n° 6 - 2010)

O estudo pretende celebrar o 60.° aniversário da Declaração proferida no Salão do Relógio e prestar homenagem a Jean Monnet, primeiro presidente da Alta Autoridade da CECA e que foi o seu inspirador.

O Parlamento Europeu e a unificação da Alemanha (n° 5 - 2009)

Esta obra visa invocar os acontecimentos que, na sequência da queda do muro de Berlim, desencadearam e acompanharam o processo de unificação da Alemanha, bem como as iniciativas políticas do Parlamento Europeu no contexto desse processo.

Os cidadãos dirigem-se ao Parlamento Europeu (n° 4 - 2009)

No presente estudo, expõe-se uma actividade do Parlamento Europeu que é susceptível de ser considerada secundária, mas que é importante, por estabelecer uma aproximação entre a Instituição e os problemas concretos dos cidadãos na sua relação com as Administrações Públicas, nas áreas que são da competência da Comunidade.

O caminho até às eleições diretas do Parlamento Europeu (hors-série - 2009)

O estudo ilustra as iniciativas adoptadas pelo Parlamento Europeu e, anteriormente, pela Assembleia Comum da CECA, para preparar as primeiras eleições directas do Parlamento. Esses esforços acabaram por resultar na aprovação de um acto do Conselho, que retomava, no essencial, o texto proposto pelo Parlamento Europeu.

As comissões da Assembleia Comum (n° 3 - 2008)

O estudo ilustra os trabalhos das comissões da Assembleia Comum da CECA (1952-1958). Figuram em anexo, para cada comissão, três quadros: a composição da comissão (com as modificações), a lista das actas e a lista dos relatórios.

O Parlamento Europeu há cinquenta anos (n.º 2 - 2008)

O Parlamento Europeu celebrou em 2008 o 50.º aniversário da sua criação. As comemorações incluíram a publicação de um trabalho intitulado "O Parlamento Europeu há 50 anos", que descreve a estrutura da Assembleia Parlamentar estabelecida pelos Tratados de Roma, bem como as suas primeiras atividades.

O Parlamento Europeu e os trabalhos da Convenção Europeia (n° 1 - 2007)

O estudo, que inclui um prefácio do Secretário-Geral do Parlamento Europeu, bem como a lista dos membros que compõem a delegação do Parlamento e fotografias e citações dos titulares, apresenta os trabalhos da Convenção Europeia, que conduziram a uma Conferência Intergovernamental.

Rumo a um Parlamento único (edição especial - 2007)

O estudo, que inclui prefácios do Presidente e do Secretário-Geral do Parlamento Europeu, ilustra as tomadas de posição que a Assembleia Comum da CECA tomou relativamente às negociações que levaram à assinatura dos Tratados de Roma (Tratados CEE e Euratom). Estão-lhe anexados numerosos documentos inéditos.

 
 
 
 
Tools
 
 
Contactos:
 
  • Arquivos Históricos
  • Bâtiment Robert Schuman
    Place de l'Europe
    L-2929 Luxembourg

  • 00352 4300 27561
    00352 4300 24639
    00352 4300 23036


  • de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 17h30
  • sexta-feira: 9h30-12h30