Estágios no Parlamento Europeu

 

O Parlamento Europeu propõe diversas modalidades de estágio no seu Secretariado Geral, no intuito de proporcionar oportunidades de formação profissional, bem como de dar a conhecer esta Instituição e o seu funcionamento

 
 
 
Estágios para titulares de um diploma universitário – Opção geral ou Opção jornalismo (Bolsas Schuman)

Os estágios para titulares de um diploma universitário visam facultar aos estagiários o aprofundamento dos conhecimentos que adquiriram no decurso dos seus estudos e a oportunidade de se familiarizarem com as atividades da União Europeia e, em particular, do Parlamento Europeu.

Estes estágios incluem as seguintes modalidades:

  • Estes estágios incluem as seguintes modalidades:
  • Estágios Robert Schuman, opção jornalismo.

Os candidatos a um estágio para titulares de um diploma universitário devem:

  • ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país candidato à adesão à União Europeia, sem prejuízo do disposto no artigo 5.º, n.º 2, do Regulamento Interno;
  • ter completado 18 anos de idade na data de início do estágio;
  • possuir um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia;
  • não ter beneficiado de um estágio ou de um contrato remunerado de mais de quatro semanas consecutivas a cargo do orçamento da União Europeia.

Os candidatos às bolsas Robert Schuman, opção jornalismo, devem provar que possuem experiência profissional, quer através de trabalhos publicados, quer pela inscrição numa associação de jornalistas de um Estado-Membro da União Europeia ou pela aquisição de uma formação de jornalista reconhecida nos Estados-Membros da União Europeia ou nos países candidatos à adesão à União Europeia.

Estes estágios são atribuídos por um período de cinco meses não prorrogável.

Datas de início e prazos de apresentação de candidaturas
Prazos de inscrição Início do estágio
15 de agosto – 15 de outubro (à meia-noite) 1 de março - 31 de julho
15 de março – 15 de maio (à meia-noite) 1 de outubro - 28/29 de fevereiro

Para se poder candidatar a um estágio, deve preencher as condições de admissão e completar o ato de candidatura em linha.

Não espere pelo último dia destes prazos para se inscrever, para evitar saturar o sistema devido ao elevado afluxo de candidaturas.

Ao preencher o ato de candidatura em linha, dispõe de 30 minutos para completar cada página. Tenha em atenção que, se deixar o ato de candidatura inativo no ecrã durante 30 minutos, perder-se-ão os dados que tiver introduzido. Aconselhamos, por conseguinte, a leitura atenta das "Regras internas relativas aos estágios e visitas de estudo no Secretariado-Geral do Parlamento Europeu" e das perguntas mais frequentes (FAQ) antes de o preencher.

Para concorrer à direção-geral que melhor corresponda ao seu perfil, poderá ler a descrição de cada uma premindo o botão “informação” i que figura na última página do ato de candidatura, ou visitar o site do Secretariado-Geral do Parlamento Europeu.

A inscrição não pode ser modificada em linha, sendo completada e transmitida numa só etapa. Após ter preenchido o ato de candidatura em linha, imprima o conteúdo antes de o enviar.

Só poderá enviar uma candidatura a uma opção de estágio. Em caso de múltiplas candidaturas a uma opção, só será retida a mais recente.

NB: Todo o ato de candidatura incompleto será automaticamente rejeitado.

Após ter confirmado/enviado o seu ato de candidatura em linha, receberá automaticamente uma mensagem de confirmação no seu endereço de correio eletrónico. A mensagem contém um número de confirmação, que deverá indicar em toda a futura correspondência relativa ao seu estágio, bem como um anexo com um resumo do seu ato de candidatura em formato pdf, do qual lhe será exigida uma versão em papel, se lhe for proposto um estágio.

Para mais informações, consultar:
 
 
Estágios de formação

O Parlamento Europeu proporciona aos jovens que, antes da data-limite de apresentação do ato de candidatura, tenham obtido um diploma de estudos secundários correspondente ao nível de entrada na Universidade ou efetuado estudos superiores ou técnicos de nível equivalente, a possibilidade de efetuarem estágios de formação. Estes estágios são reservados prioritariamente aos jovens que tenham de realizar um estágio no quadro da sua formação, desde que tenham completado 18 anos de idade na data de início do estágio.

A duração dos estágios de formação é de um a quatro meses, sendo possível uma derrogação a esta regra.

(1) Estágios de formação não obrigatórios

Datas de início e prazos de receção das candidaturas para os estágios não obrigatórias
Período de inscrição Início do estágio (4 meses no máximo)
1 de agosto - 1 de outubro 1 de janeiro
1 de dezembro - 1 de fevereiro 1 de maio
1 de abril - 1 de junho 1 de setembro

(2) Estágios de formação obrigatórios

O Parlamento Europeu pode acolher candidatos que preencham as condições gerais de admissão, se um estágio tiver caráter obrigatório no âmbito:

  • do programa curricular de uma universidade ou de um estabelecimento de ensino de nível equivalente,
  • da formação profissional de alto nível ministrada por um organismo sem fins lucrativos (nomeadamente, institutos ou organismos públicos),
  • do acesso ao exercício de uma profissão,

mediante comprovativo emitido pelos organismos/entidades que concedem acesso ao exercício de uma profissão.

Datas de início e prazos para a receção de candidaturas para os estágios obrigatórios
Prazo de inscrição Início do estágio
1 de outubro entre 1 de janeiro e 30 de abril
1 de fevereiro entre 1 de maio e 31 de agosto
1 de junho entre 1 de setembro e 31 de dezembro

Para poder candidatar-se a um estágio, deve preencher as condições de admissão e completar o ato de candidatura em linha.

Recomenda-se que não deixe para o último dia o envio da sua candidatura, de modo a evitar uma sobrecarga do sistema devido ao elevado número de candidaturas.

Tenha em atenção que os dados introduzidos se perderão se deixar o formulário de candidatura inativo no ecrã durante 30 minutos. Aconselhamos, por conseguinte, a que leia atentamente as "Regras internas relativas aos estágios e visitas de estudo no Secretariado-Geral do Parlamento Europeu" e as perguntas mais frequentes (FAQ) antes de o preencher

Para concorrer à direção-geral que melhor corresponda ao seu perfil, poderá ler a descrição de cada uma premindo o botão “informação”  que figura na última página do ato de candidatura, ou visitar o site do Secretariado-Geral do Parlamento Europeu.

A inscrição não pode ser modificada em linha, sendo concluída e transmitida numa só etapa. Após ter preenchido o ato de candidatura em linha, imprima o conteúdo antes de o enviar.

NB: Todo o ato de candidatura incompleto será automaticamente rejeitado.

Após ter confirmado/enviado o seu ato de candidatura em linha, receberá automaticamente uma mensagem de confirmação no seu endereço de correio eletrónico. A mensagem contém um número de confirmação, que deverá indicar em toda a futura correspondência relativa ao seu estágio, bem como um anexo com um resumo do seu ato de candidatura em formato pdf, do qual lhe será exigida uma versão em papel, se lhe for proposto um estágio.

Consultar:
 
 
Programa de estágios para pessoas com deficiência

O Parlamento Europeu promove a igualdade de oportunidades e encoraja as candidaturas de mulheres e homens com deficiência aos seus programas de estágio.

O Parlamento Europeu oferece estágios remunerados a pessoas portadoras de deficiência, como ação construtiva que visa facilitar a integração dessas pessoas no trabalho.

Estes estágios encontram-se abertos a titulares de diplomas universitários ou de estabelecimentos de ensino equiparáveis, bem como a pessoas cujas habilitações não sejam de nível universitário (o artigo 22.º das Regras Internas relativas aos Estágios e Visitas de Estudo no Secretariado-Geral do Parlamento Europeu, que diz respeito às habilitações académicas necessárias para a admissão a um estágio remunerado, não se aplica, portanto, ao presente programa).

O objetivo principal deste programa consiste em proporcionar a pessoas com deficiência uma experiência de trabalho útil e profícua, bem como uma oportunidade para se familiarizarem com as atividades do Parlamento Europeu.

Os estágios remunerados têm a duração de cinco meses não prorrogáveis. De notar que os estágios não conferem aos estagiários o direito a um futuro emprego no Parlamento Europeu pois os funcionários são recrutados através de concursos organizados pelo EPSO; os agentes contratuais são recrutados através de convites à manifestação de interesse publicados pelo EPSO.

Datas de início e prazos para a apresentação de candidaturas
Prazos de inscrição
Início do estágio
15 de agosto – 15 de outubro (meia-noite)
1 de março
15 de março – 15 de maio (meia-noite)
1 de outubro

Não espere pelo último dia destes prazos para se inscrever, para evitar saturar o sistema devido ao elevado afluxo de candidaturas.

Os candidatos a este programa devem:

  • ser nacionais de um Estado-Membro da UE ou de um país candidato;
  • ter completado 18 anos de idade à data de início do estágio;
  • possuir um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia;
  • não ter beneficiado de qualquer estágio remunerado ou de um contrato remunerado com duração superior a quatro semanas consecutivas a expensas do orçamento da União Europeia;
  • poder comprovar que são portadores de deficiência (certificado médico ou certificado/cartão de deficiente emitido por uma autoridade nacional).

Se figurar entre os candidatos pré-selecionados pela respetiva Direção-Geral, deverá apresentar os seguintes documentos comprovativos:

  • um documento comprovativo da ou das suas deficiências, reconhecido num Estado-Membro da União Europeia ou num país candidato;
  • um formulário de adaptações razoáveis devidamente preenchido
    De notar que envidaremos todos os esforços ao nosso alcance para, na medida do razoável, satisfazer as suas necessidades (a determinar pela comissão responsável pelas adaptações razoáveis). O preenchimento deste formulário não constitui uma garantia de que todas as medidas solicitadas sejam realizadas.
  • O seu diagnóstico e um resumo da sua história clínica - ambos traduzidos para inglês ou francês - num envelope selado assinalado com a menção "confidencial"
  • uma cópia do seu passaporte ou bilhete de identidade;
  • uma cópia do seu certificado de habilitações ou diploma(s) universitário(s) mais recente(s), se tal for o caso;
  • um ato de candidatura devidamente assinado;

Queira ter em atenção que todas as informações relativas à sua deficiência serão utilizadas com caráter estritamente confidencial e exclusivamente pelo pessoal do Parlamento Europeu encarregado de analisar as possíveis necessidades de adaptação razoável, tendo em vista proceder aos eventuais ajustamentos no local de trabalho e facilitar-lhe a procura de alojamento adaptado, transporte e assistência.

Se for selecionado(a), deverá apresentar os seguintes documentos:

  • contrato de estágio;
  • declaração de confidencialidade assinada por si

Se estiver interessado(a) num estágio ao abrigo desta opção, queira ler a Descrição do Programa de Estágios destinados a Pessoas com Deficiência, as Regras Internas relativas aos Estágios e às Visitas de Estudo no Secretariado-Geral do Parlamento Europeu e a Informação Prática referente a Bruxelas e ao Luxemburgo.

De notar que os estágios são organizados sobretudo em Bruxelas e no Luxemburgo.

Se preencher as condições de admissão, queira preencher o formulário de candidatura em linha. Queira ter em atenção que os dados introduzidos se perderão, se deixar o formulário de candidatura inativo durante 90 minutos. A candidatura é completada e transmitida numa única etapa e não pode ser alterada posteriormente. Após ter preenchido o ato de candidatura, queira certificar-se de que está completo antes de o enviar.

Após ter confirmado/enviado a sua candidatura em linha, receberá automaticamente uma mensagem de confirmação no seu endereço de correio eletrónico. A mensagem contém um número de confirmação, que deverá indicar em toda a futura correspondência relativa ao seu estágio, e uma ligação ao resumo do seu ato de candidatura em formato pdf, do qual lhe será exigida uma versão em papel, se lhe for proposto um estágio.

Caso não possa preencher o formulário de candidatura em linha, queira contactar o Serviço de Estágios por correio eletrónico(stages@europarl.europa.eu) ) para obter um formulário em formato Word.

Para mais informações, consultar:
 
 
 
Estágios de formação em tradução

O Parlamento Europeu oferece aos candidatos que, antes da data limite de apresentação do ato de candidatura, sejam titulares de um diploma de fim de estudos do ensino secundário correspondente ao nível de entrada na Universidade ou que tenham efetuado estudos superiores ou técnicos equivalentes a esse nível, a possibilidade de efetuarem estágios de formação em tradução. Estes estágios destinam-se, nomeadamente, aos candidatos que têm de realizar um estágio no âmbito dos respetivos estudos, na condição de que tenham completado 18 anos de idade no primeiro dia do estágio.

Os candidatos a um estágio de formação em tradução devem:

  • ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país candidato à adesão à União Europeia ;
  • ter completado 18 anos de idade na data de início do estágio
  • possuir um conhecimento perfeito de uma das línguas oficiais da União Europeia ou da língua oficial de um país candidato à adesão à União Europeia e um conhecimento profundo de duas outras línguas oficiais da União Europeia
  • não ter beneficiado de um estágio ou de um contrato assalariado de mais de quatro semanas consecutivas a cargo do orçamento da União Europeia.

A duração dos estágios de formação em tradução é de um a três meses. A título excecional, podem ser prolongados por um período máximo de três meses.

Períodos de estágio de formação e respetivos prazos de candidatura:
Início do estágio Prazos de inscrição
1 de janeiro 15 de junho a 15 de agosto (meia-noite)
1 de abril 15 de setembro a 15 de novembro (meia-noite)
1 de julho 15 de dezembro a 15 de fevereiro (meia-noite)
1 de outubro de 15 de março a 15 de maio (meia-noite)

Não deixe para o último dia o envio da sua candidatura, pois o afluxo de um grande número de candidaturas pode causar uma sobrecarga do sistema.

Os estágios de formação em tradução decorrem no Luxemburgo.

Os estagiários que efetuem num estágio de formação em tradução receberão um subsídio mensal. A título indicativo, em 2013, o montante do subsídio é de 300 euros por mês

Caso esteja interessado num estágio de formação em tradução, queira ler as Regras Internas relativas aos Estágios de Tradução.

Chamamos a sua atenção para as condições de admissão. Se a sua candidatura for pré selecionada, deverá apresentar os seguintes documentos comprovativos:

  • ato de candidatura, devidamente completado e assinado,
  • cópia do seu passaporte ou bilhete de identidade,
  • cópias dos diplomas e certificados,
  • e cópia do desempenho académico, se disponível.

Não deve enviar os documentos comprovativos nesta fase do processo. Esses documentos ser-lhe-ão solicitados apenas se passar a fase de pré-seleção.

Em caso de pré-seleção para um estágio de formação, a sua candidatura apenas será válida se fornecer toda a documentação supramencionada.

Caso preencha as condições de admissão, queira completar o ato de candidatura em linha.

Tenha em atenção que, se deixar o ato de candidatura inativo no ecrã durante 30 minutos, perder-se-ão os dados que tiver introduzido. Aconselhamos, por conseguinte, a leitura atenta das Regras Internas relativas aos Estágios de Tradução antes de preencher o ato de candidatura.

Uma vez enviada, a candidatura não pode ser modificada em linha e processa-se numa só etapa. Tem à sua disposição um modelo de formulário para ajudar na preparação da sua candidatura antes de efetuar a inscrição em linha.

NB: Conserve uma cópia do número que lhe for atribuído após a validação da sua inscrição em linha.

Consultar:
 
 
Intérpretes de conferência

A Direcção da Interpretação do Parlamento Europeu não proporciona formação de base a linguistas que pretendam especializar-se em interpretação de conferência, dado que, no âmbito da subsidiariedade, essa responsabilidade incumbe às autoridades nacionais de cada Estado Membro.

Se já possui qualificações no domínio da interpretação de conferência e a sua combinação linguística é relevante para a instituição, pode candidatar-se a um teste de acreditação ou a um concurso público (ver Interpreting for Europe).

Outras possibilidades

Se está interessado(a) em tornar-se intérprete de conferência mas ainda não possui qualificações neste domínio, há várias universidades na Europa onde são ministrados cursos que conferem um diploma em tradução e interpretação. Poderá obter aqui uma lista de universidades que oferecem cursos a tempo inteiro.

Se já possui um diploma em qualquer área, mas gostaria de receber formação com vista a tornar se intérprete de conferência, poderão interessar-lhe estes «Mestrados Europeus» que são ministrados em diversas instituições de ensino superior.

 
 
 
 
Tools
 
 
Contactos
 
  • Para obter mais informações, queira contactar o serviço competente para o tipo de estágios em que está interessado, depois de ler as regras aplicáveis.

 
Para a opção geral/jornalismo, estágios
  • European Parliament
  • Traineeships Office
    PRE 03B027
    L - 2929 LUXEMBOURG
  • +352 / 43 00 248 82
 
Para estágios para tradutores