Os grupos políticos

 

Os deputados têm assento em grupos políticos; agrupam-se não por nacionalidade, mas em função das suas afinidades políticas. Existem atualmente 7 grupos políticos no Parlamento Europeu.

 
 

Os grupos políticos asseguram a sua organização interna dotando-se de um presidente (ou de dois copresidentes para certos grupos), de uma mesa e de um secretariado.

No hemiciclo, os lugares atribuídos aos deputados são determinados em função da sua orientação política, da esquerda à direita, após acordo entre os presidentes de grupo.

Para constituir um grupo político é necessário um número mínimo de 25 deputados e uma representação de, pelo menos, um quarto dos Estados-Membros. É proibido aderir a mais do que um grupo político.

Alguns deputados não pertencem a nenhum grupo político e, nesse caso, fazem parte dos Não Inscritos.

Antes de cada votação em sessão plenária, os grupos políticos analisam os relatórios elaborados pelas comissões parlamentares e apresentam alterações.

A posição tomada pelo grupo político é decidida por concertação no interior do grupo e nenhum membro pode receber um mandato de voto obrigatório.