No passado

 

A Assembleia Comum da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), fundada em 1952 e rebaptizada Assembleia Parlamentar Europeia em 1958, tornou-se o Parlamento Europeu em 1962. As primeiras eleições directas tiveram lugar em 1979. Os actuais eurodeputados foram eleitos durante as eleições de 2009 e o seu mandato expira em 2014.

Infografia: 40 anos de alargamentos da UE  

A evolução do Parlamento está intimamente ligada a uma sucessão de tratados que culminaram no actual Tratado de Lisboa. Estes tratados definem as regras e o âmbito da União e transformaram a antiga CECA na actual União Europeia.

Ao longo dos anos, marcos históricos como a introdução do euro e o alargamento da Comunidade deixaram o seu cunho no Parlamento Europeu, nos seus poderes e na sua composição.

Na sua qualidade de interveniente e testemunha fulcral na história da UE, o Parlamento gere actualmente os arquivos históricos centrais, que dão uma perspectiva única da nossa história comum, incluindo os primeiros debates da assembleia e os arquivos de antigos Presidentes do PE.