Apresentação

O objetivo das Fichas Técnicas é oferecer uma visão de conjunto do processo de integração europeia e da contribuição do Parlamento Europeu para a sua evolução.

 

Criadas em 1979 por ocasião das primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu, as Fichas Técnicas visam proporcionar a um público não especializado, de uma forma simples e concisa mas rigorosa, uma visão de conjunto das instituições e das políticas da União Europeia e do papel do Parlamento Europeu na sua evolução.

As Fichas Técnicas estão agrupadas em seis capítulos:

  • Como funciona a União Europeia: aborda o desenvolvimento histórico da UE, o sistema jurídico, as instituições e organismos, os procedimentos de tomada de decisão e o seu financiamento;
  • A Europa dos cidadãos: descreve os direitos individuais e coletivos;
  • O mercado interno: explica os princípios e a realização do mercado interno;
  • A União Económica e Monetária: descreve o contexto da UEM e explica a coordenação e a supervisão das políticas económicas;
  • Políticas setoriais: descreve a forma como a UE aborda as diferentes políticas internas;
  • As relações externas da UE: abrange a política externa, de segurança e de defesa, o comércio, o desenvolvimento, os direitos humanos e a democracia, o alargamento e as relações para além da vizinhança da UE.

Explore as Fichas Técnicas através deste menu, clicando nos títulos dos capítulos. Uma vez aberta uma Ficha, pode aceder a outras na mesma secção através do menu da coluna da direita. As Fichas também podem ser descarregadas em formato PDF.

A presente versão em linha das Fichas Técnicas é regularmente revista e atualizada ao longo do ano, assim que o Parlamento Europeu aprova posições ou políticas importantes.

As Fichas Técnicas são elaboradas pelos departamentos temáticos e a Unidade de Apoio à Governação Económica e estão disponíveis em 23 línguas.

Para mais informações, queira contactar a Unidade para a Coordenação das Atividades Editoriais e de Comunicação (e-mail: editorial-secretariat@europarl.europa.eu).