Apresentação

O objetivo das fichas técnicas é oferecer uma visão de conjunto do processo de integração europeia e da contribuição do Parlamento Europeu para a sua evolução. 

Criadas em 1979 por ocasião das primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu, as fichas técnicas têm sido, desde então, periodicamente revistas e reformuladas. O seu objetivo é proporcionar a um público não especializado, de uma forma simples e concisa, uma visão de conjunto da instituições e das políticas da União Europeia e do papel do Parlamento Europeu na sua evolução. O conteúdo das fichas está estruturado em seis grandes temas:

  • O funcionamento da União Europeia,
  • A Europa dos cidadãos,
  • O mercado interno,
  • A União Económica e Monetária,
  • As políticas sectoriais,
  • As relações externas da União.

Graças ao seu caráter sintético, mas completo e rigoroso, as fichas técnicas também podem ser extremamente úteis para muitos profissionais, funcionários e estudantes que se interessam pelos assuntos europeus.

Os leitores que desejarem aprofundar os temas são encaminhados para obras especializadas do Parlamento Europeu, incluindo documentos de investigação que estão disponíveis na página "Estudos".
A presente versão em linha das fichas técnicas é regularmente revista e atualizada – sempre que o Parlamento Europeu aprova posições ou políticas importantes –, ao longo de todo o ano.

Está disponível em 23 línguas.

Além disso, uma versão em papel das fichas técnicas será publicada pelo Serviço das Publicações da UE no início de 2014.

Se desejar obter um exemplar da última edição, pode encomendá-lo ao Serviço das Publicações, no seguinte endereço: http://bookshop.europa.eu.

Unidade de Coordenação das Atividades Editoriais e de Comunicação
Endereço eletrónico: editorial-secretariat@europarl.europa.eu