Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP) 

Se quiser saber mais sobre as atividades, as competências e a organização do Parlamento Europeu, pode contactar a Unidade de Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP), utilizando o formulário para o qual remetemos abaixo.

Você pergunta, nós respondemos

Apresentamos nesta página uma seleção de assuntos recentes que constituem um motivo de preocupação para os cidadãos que se dirigem por escrito ao Parlamento Europeu, bem como as respetivas respostas.

  • O que é a iniciativa da UE intitulada «Passe Interrail gratuito para os europeus»? 

    Os jovens cidadãos contactam cada vez mais frequentemente o Parlamento Europeu solicitando informações sobre a iniciativa que visa conceder bilhetes Interrail gratuitos aos jovens da UE com 18 anos de idade.

      
      
  • Hora de verão: acertar os relógios 

    Os cidadãos contactam frequentemente o Parlamento Europeu para comentar a mudança da hora. Alguns cidadãos são a favor das disposições relativas à hora de verão e à hora de inverno, ao passo que outros solicitam ao Parlamento a sua supressão.

      
      
  • Pedidos de informação dos cidadãos ao Parlamento Europeu em 2017 

    Diariamente, cidadãos de toda a UE e do resto do mundo dirigem-se ao Parlamento Europeu solicitando informações, expressando opiniões ou apresentando ideias sobre os mais diversos assuntos. A Unidade de Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP) responde às perguntas dos cidadãos. Em 2017, foram apresentadas mais de 52 000 perguntas, sugestões e observações ao Parlamento Europeu ou ao seu Presidente.

      
      
  • O que é o Encontro Europeu da Juventude? 

    O Encontro Europeu da Juventude (EYE) é um evento de dois dias organizado pelo Parlamento Europeu nas suas instalações, em cooperação com o Fórum Europeu da Juventude e outras organizações. Este evento proporciona aos jovens a oportunidade de participarem em debates políticos, seminários e outras atividades e de interagirem com personalidades proeminentes da UE, tendo em vista o desenvolvimento de soluções inovadoras para importantes questões futuras.

      
      
  • O que faz a UE pelas pessoas com deficiência? 

    Os cidadãos dirigem-se ao Parlamento Europeu solicitando informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e as medidas existentes para ajudar essas pessoas a usufruírem plenamente dos seus direitos.