Serviço de Estudos do Parlamento Europeu (EPRS) 

O serviço interno de pesquisa e reflexão do Parlamento Europeu.

Capacitação através do conhecimento 

A missão do EPRS é fornecer aos deputados do Parlamento Europeu – e, se for caso disso, às comissões parlamentares – análises e investigações independentes, objetivas e abalizadas sobre questões políticas relacionadas com a União Europeia, a fim de os ajudar no seu trabalho parlamentar.

O EPRS disponibiliza um conjunto abrangente de produtos e serviços, apoiados por competências técnicas internas e fontes de conhecimento especializado de todos os domínios políticos, capacitando dessa forma os deputados e as comissões por via do conhecimento e contribuindo para a eficácia e a influência do Parlamento enquanto instituição. O EPRS também apoia e promove a proximidade do Parlamento com o público em geral.

APOIO AOS DEPUTADOS 

     

Investigação para os deputados

O EPRS produz um leque abrangente de publicações ricas em conteúdo e de fácil leitura sobre as principais políticas, questões e matérias legislativas da UE. Também procede a pesquisas e análises a pedido dos deputados e do seu pessoal.

Comboio Legislativo

O calendário do comboio legislativo é uma ferramenta animada que acompanha o progresso dos principais dossiers legislativos ao longo dos cinco anos da atual legislatura do Parlamento Europeu.

Legislação da UE em curso

As peças informativas sobre a legislação da UE em curso analisam o progresso de todas as propostas legislativas substanciais a cada fase do processo legislativo.

Resumos temáticos

Os resumos temáticos proporcionam um acesso rápido às publicações mais pertinentes e atualizadas sobre questões de política da União Europeia.

APOIO AO CICLO POLÍTICO 

Avaliação de Impacto e Valor Acrescentado Europeu

Antes de as comissões parlamentares debaterem as propostas, o EPRS fornece uma apreciação inicial da qualidade das avaliações de impacto da Comissão Europeia. O EPRS analisa também os benefícios potenciais de futuras ações da União Europeia através de relatórios sobre o «custo da não‑Europa» nos domínios políticos em que uma ação conjunta a nível europeu poderia beneficiar os cidadãos.

Controlo e supervisão do poder executivo

Antes de os deputados ao PE discutirem uma proposta, o EPRS fornece informações sobre a aplicação e a eficácia da legislação e das políticas da UE na prática. O EPRS também acompanha o cumprimento, por parte do Conselho Europeu, dos compromissos assumidos nas suas reuniões, bem como analisa o desempenho das suas diferentes responsabilidades decorrentes da legislação ou de acordos intergovernamentais.

Avaliação das opções científicas e tecnológicas

O serviço de Avaliação das Opções Científicas e Tecnológicas («Science and Technology Options Assessment» - STOA), liderado por um painel de deputados, realiza avaliações científicas e tecnológicas e análises mais aprofundadas sobre questões e tendências políticas emergentes.

Análise de Tendências Globais

O EPRS identifica, acompanha e analisa as tendências globais de médio e longo prazo suscetíveis de afetar a União Europeia.

     

BIBLIOTECA

Criada em 1953, a biblioteca funciona em Bruxelas, no Luxemburgo e em Estrasburgo, facultando ao Parlamento jornais, publicações periódicas, livros em suporte material e digital, uma biblioteca de direito comparado e uma biblioteca histórica.

     

Arquivos Históricos

Os arquivos históricos do Parlamento, que remontam a 1952, estão acessíveis ao público e aos investigadores.

     

Serviço de Informação dos Cidadãos

Gostaria de saber mais sobre as atividades do Parlamento ou sobre um assunto relativo à UE? Todos os cidadãos da UE têm o direito de enviar um pedido de informações.