Página inicial

 
Últimas
 
ITRE latest news

The next Committee Meeting will be held on Wednesday, 21 January 2015 (9.00 - 12.30 & 15.00 - 18.30) and Thursday, 22 January 2015 (9.00 - 12.30 & 15.00 - 18.30) in JAN 4Q2.
 
If you wish to subscribe, send us an email with "Newsletter" as subject
 
- Work in Progress: 09.12.2014 (updated regularly)
 
- Recent Publications:
 
- Upcoming Publications:
Study on 'Horizon 2020: Key Enabling Technologies (KETs), Booster for European Leadership in the Manufacturing Sector'
Study on 'How can European industry contribute to growth and foster European competitiveness?'
 
 

   
 
Em destaque
 
Current energy policy challenges and forthcoming initiatives: in committee - 03.12.14

The current challenges in energy policy and forthcoming Commission initiatives will be discussed by the Committee on Industry, Research and Energy, together with Commissioner for Climate Action and Energy Arias Cañete, on 03.12.14. The Committee will also hold a hearing on supporting innovative start-ups and SMEs. The following day, the Committee will look at the next steps to be taken in relation to the International Energy Charter 2015.

   
 
Apresentação e competências
 
Esta comissão tem competência em matéria de:
1. política industrial da União e medidas conexas, e aplicação das novas tecnologias, incluindo medidas relativas às pequenas e médias empresas;
2. política de investigação e inovação da União, incluindo a ciência e a tecnologia, bem como a difusão e a exploração dos resultados da investigação;
3. política espacial europeia;
4. atividades do Centro Comum de Investigação, do Conselho Europeu de Investigação, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e do Instituto de Materiais e Medições de Referência, bem como do JET, do ITER e de outros projetos neste domínio;
5. medidas da União relativas à política energética em geral e à criação e funcionamento do mercado interno da energia, incluindo medidas relativas a:
a) segurança do aprovisionamento energético da União,
b) promoção da eficácia energética e das economias de energia, e desenvolvimento de energias novas e renováveis,
c) promoção da interconexão das redes de energia e da eficácia energética, incluindo a criação e o desenvolvimento de redes transeuropeias no sector das infraestruturas;
6. Tratado Euratom e Agência de Aprovisionamento da Euratom, segurança nuclear, desativação de instalações e eliminação de resíduos no setor nuclear;
7. sociedade da informação, tecnologias da informação e redes e serviços de comunicações, incluindo as tecnologias e os aspetos relativos à segurança e a criação e o desenvolvimento de redes transeuropeias no sector das infraestruturas de telecomunicações, bem como as atividades da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA);
 
Difusões do dia
 
Nenhuma difusão hoje  
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

Tendo a reindustrialização como objetivo primacial, a comissão ITRE centrará as suas atenções em quatro domínios prioritários.
 
Antes de mais, temos de garantir que o enquadramento jurídico e económico da UE permita que o sector industrial europeu se torne mais inovador. Este desiderato pressupõe que se adapte e mobilize os programas de educação e de I&D da União Europeia para dar uma resposta eficaz às necessidades reais da indústria.
 
Em segundo lugar, as políticas da UE têm de impulsionar o desenvolvimento e o crescimento das pequenas e médias empresas europeias. Ajudar a reforçar as PME remete tanto para o financiamento, como para a abertura de programas de investigação, para modalidades de formação vocacionadas para o desenvolvimento de competências ou para a legislação fiscal.
 
O nosso terceiro objetivo prioritário consiste na criação de um verdadeiro mercado digital na Europa. Trata-se de tirar partido das economias de escala do mercado europeu para diminuir custos e impulsionar a capacidade de inovação das empresas europeias. Quer a comissão ITRE, quer o Parlamento no seu todo, possuem um ótimo historial neste domínio — e, com nova legislação, tencionamos ir ainda mais além.
 
Por último, embora esta talvez seja a vertente mais importante, o propósito de tirar pleno partido da política energética comum da UE constituirá, para nós, uma prioridade fundamental. Só com segurança no domínio energético é que poderemos tornar a nossa economia globalmente competitiva e evitar o declínio económico.
 
O nosso objetivo consiste em fazer regressar a economia europeia à senda do crescimento — e fazê-lo de forma sustentável. Queremos transformar a Europa num lugar melhor para se viver.