Página inicial

 
Últimas
 
The next CULT Committee meeting

The next CULT Committee meeting will take place on Wednesday, 3 September 2014 from 15:00 to 18:30 and on Thursday, 4 September 2014 from 09:00 to 12:30 in Brussels, meeting room Paul‑Henri Spaak (PHS) 5B1.

 
Para saber mais
 
 
Apresentação e competências
 
Esta comissão tem competência em matéria de:
 
1. aspetos culturais da União Europeia, nomeadamente:
a) melhoria do conhecimento e da difusão da cultura,
b) proteção e promoção da diversidade cultural e linguística,
c) preservação e proteção do património cultural, intercâmbios culturais e criação artística;
 
2. política de educação da União Europeia, incluindo a área do ensino superior europeu, a promoção do sistema das escolas europeias e a aprendizagem ao longo da vida;
 
3. política audiovisual e aspetos culturais e educacionais da sociedade da informação;
 
4. política da juventude;
 
5. desenvolvimento de uma política de desportos e lazer;
 
6. política de informação e dos meios de comunicação social;
 
7. cooperação com os países terceiros nos domínios da cultura e da educação e relações com as organizações e instituições internacionais relevantes.
 
Difusões do dia
 
Nenhuma difusão hoje  
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

Bem-vindos ao sítio web da Comissão da Cultura e da Educação. Aqui podem ser encontradas informações sobre o nosso trabalho, designadamente ordens do dia das reuniões, projetos de relatório e alterações, bem como outros pormenores sobre os membros desta comissão, incluindo os respetivos contactos. As nossas reuniões podem ser seguidas em direto, via Internet («webstreaming»).
 
Esta comissão é responsável por todos os aspetos culturais da União, nomeadamente a difusão da cultura, o património cultural, a diversidade cultural e linguística, assim como a educação, a política audiovisual, os aspetos culturais e educacionais da sociedade da informação, a juventude e os desportos.
 
O Parlamento Europeu está em pé de igualdade com os governos dos Estados-Membros na adoção de novas leis e na supervisão dos programas da União nesses domínios. Neste contexto, esta comissão é responsável pelos programas «Erasmus+ para o ensino, a formação, a juventude e o desporto» e «Europa Criativa», que apoia os sectores cultural e criativo europeus, assim como o programa «Europa para os Cidadãos».
 
A comissão também organiza com regularidade audições públicas, tendo em vista reunir informações de peritos nos seus domínios de competência.
 
Presidir a esta comissão é para mim um motivo de orgulho e espero que este sítio web lhe(s) permita seguir mais facilmente os respetivos trabalhos.
 
Silvia Costa
Presidente da Comissão da Cultura e da Educação