Página inicial

 
Últimas
 
ITRE latest news

The next Committee Meeting will be held on Wednesday, 5 November 2014 (9.00 - 12.30 & 15.00 - 18.30) and Thursday, 6 November 2014 (9.00 - 12.30 & 15.00 - 18.30) in JAN 2Q2.
 
If you wish to subscribe, send us an email with "Newsletter" as subject
 
- Work in Progress: 14.10.2014 (updated regularly)
 
- Recent Publications:
 
- Upcoming Publications:
Study on 'Horizon 2020: Key Enabling Technologies (KETs), Booster for European Leadership in the Manufacturing Sector'
Study on 'How can European industry contribute to growth and foster European competitiveness?'
 
 

   
 
Em destaque
 
EU Commissioner-designate hearing on 20 October in Strasbourg

ITRE and ENVI Committees will hold a hearing with Maroš Šefčovič, Vice-President-Designate of the Commission for Energy Union, on 20 October 2014 in Strasbourg (from 19:00 to 22:00,  Louise Weiss (S1.4))
 
During the three hours hearing, the Commissioner-designate will hold an opening speech and then answer questions posed by members of both committees.
 
Follow the hearing of the Commissioner-designate online.
 

   
 
Comunicados de imprensa mais recentes
Ver todas  
AFET DEVE INTA ECON JURI CULT AFCO LIBE FEMM ENVI EMPL IMCO ITRE REGI TRAN PECH AGRI 25-09-2014 - 10:51  

"The priorities of the Italian Council Presidency were outlined to the various parliamentary committees by Italian ministers in a series of meetings held in July and September."

Apresentação e competências
 
Esta comissão tem competência em matéria de:
1. política industrial da União e medidas conexas, e aplicação das novas tecnologias, incluindo medidas relativas às pequenas e médias empresas;
2. política de investigação e inovação da União, incluindo a ciência e a tecnologia, bem como a difusão e a exploração dos resultados da investigação;
3. política espacial europeia;
4. atividades do Centro Comum de Investigação, do Conselho Europeu de Investigação, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e do Instituto de Materiais e Medições de Referência, bem como do JET, do ITER e de outros projetos neste domínio;
5. medidas da União relativas à política energética em geral e à criação e funcionamento do mercado interno da energia, incluindo medidas relativas a:
a) segurança do aprovisionamento energético da União,
b) promoção da eficácia energética e das economias de energia, e desenvolvimento de energias novas e renováveis,
c) promoção da interconexão das redes de energia e da eficácia energética, incluindo a criação e o desenvolvimento de redes transeuropeias no sector das infraestruturas;
6. Tratado Euratom e Agência de Aprovisionamento da Euratom, segurança nuclear, desativação de instalações e eliminação de resíduos no setor nuclear;
7. sociedade da informação, tecnologias da informação e redes e serviços de comunicações, incluindo as tecnologias e os aspetos relativos à segurança e a criação e o desenvolvimento de redes transeuropeias no sector das infraestruturas de telecomunicações, bem como as atividades da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA);
 
Difusões do dia
 
Nenhuma difusão hoje  
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

Tendo a reindustrialização como objetivo primacial, a comissão ITRE centrará as suas atenções em quatro domínios prioritários.
 
Antes de mais, temos de garantir que o enquadramento jurídico e económico da UE permita que o sector industrial europeu se torne mais inovador. Este desiderato pressupõe que se adapte e mobilize os programas de educação e de I&D da União Europeia para dar uma resposta eficaz às necessidades reais da indústria.
 
Em segundo lugar, as políticas da UE têm de impulsionar o desenvolvimento e o crescimento das pequenas e médias empresas europeias. Ajudar a reforçar as PME remete tanto para o financiamento, como para a abertura de programas de investigação, para modalidades de formação vocacionadas para o desenvolvimento de competências ou para a legislação fiscal.
 
O nosso terceiro objetivo prioritário consiste na criação de um verdadeiro mercado digital na Europa. Trata-se de tirar partido das economias de escala do mercado europeu para diminuir custos e impulsionar a capacidade de inovação das empresas europeias. Quer a comissão ITRE, quer o Parlamento no seu todo, possuem um ótimo historial neste domínio — e, com nova legislação, tencionamos ir ainda mais além.
 
Por último, embora esta talvez seja a vertente mais importante, o propósito de tirar pleno partido da política energética comum da UE constituirá, para nós, uma prioridade fundamental. Só com segurança no domínio energético é que poderemos tornar a nossa economia globalmente competitiva e evitar o declínio económico.
 
O nosso objetivo consiste em fazer regressar a economia europeia à senda do crescimento — e fazê-lo de forma sustentável. Queremos transformar a Europa num lugar melhor para se viver.