Página inicial

 
Últimas
 
The next SEDE meeting

will take place on Wednesday, 24 September 2014, 9:00-12:30 and 15:00-18:30 in Brussels.
 
 
 

   
 
Em destaque
Todas as comunicações  
Iraq/Syria and beyond: International security threat by ISIS

The Subcommittee will debate the security threat by ISIS in Iraq, Syria and beyond with Gilles de Kerchove, EU Counter-Terrorism Coordinator, John O'Rourke, EEAS and Florence Gaub, Senior Analyst, EU Institute for Security Studies.
 
When: 24 September 2014, 15:00-17:00      Where: room Paul-Henri Spaak 4B001

 
Para saber mais
 
The future of territorial defence in Europe

The Subcommittee will debate the future of territorial defence in Europe in context of the current security situation with Timo S. Koster, Director Defence Policy and Capabilities Directorate, NATO, Jo Coelmont, Senior Associate Fellow, Egmont Institute, and a representative of the EEAS.
 
When: 24 September 2014, 10:30-12:30     Where: room Paul-Henri Spaak 4B001

 
Para saber mais
 
Exchange of views with the Chairman of the EU Military Committee

The Subcommittee will exchange views with General Patrick de Rousiers, Chairman of the EU Military Committee, on the development of the CSDP and on EU military operations.
 
When: 24 September 2014, 9:00-10:30         Where: room Paul-Henri Spaak 4B001

 
Para saber mais
 
Ukraine - what challenges for CSDP and NATO?

On 11 September 2014 the Subcommittee debated the security situation in Ukraine and the challenges this new European security context poses for CSDP and NATO with Maciej Popowski, Deputy Secretary General, EEAS and James Appathurai, Deputy Assistant Secretary General for Political Affairs and Security Policy, NATO.
 
 

 
Para saber mais
 
 
Apresentação e competências
 
A Subcomissão da Segurança e da Defesa é uma subcomissão da Comissão dos Assuntos Externos. A descrição das suas competências figura no n.º 1 das atribuições da Comissão AFET:

"Esta comissão tem competência em matéria de: Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD). Neste âmbito, a comissão será assistida por uma Subcomissão da Segurança e da Defesa."

 
Próximas transmissões
 
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

A paz e a segurança na União, que nunca devemos considerar um dado adquirido, são cada vez mais ameaçadas por diversos fenómenos, uns próximos, outros mais afastados. O Tratado da União Europeia fornece a base jurídica que permite aos Estados-Membros adotarem medidas eficazes para fazer face a estas ameaças na vizinhança da União.
 
Com a criação da Política de Segurança e de Defesa Comum (PSDC), em 1999, e graças às 30 missões civis e militares realizadas desde então, a UE tem contribuído para a estabilidade e a manutenção da paz nos Balcãs, no Sul do Cáucaso, em África e no Médio Oriente. Em 2013, os líderes da UE definiram um roteiro para desenvolver as capacidades efetivas da PSDC e dar-lhe um novo impulso, sublinhando simultaneamente a importância das nossas relações com a NATO.
 
A Subcomissão da Segurança e da Defesa (SEDE) tem-se afirmado como instância crucial para a promoção do debate e a análise da evolução da PSDC a nível das instituições, das capacidades e das operações. Trata-se de um instrumento essencial para responsabilizar os decisores da PSDC e para facilitar a compreensão desta política pelos cidadãos da UE.
 
No decorrer da 8.ª legislatura, a Subcomissão SEDE continuará a controlar a PSDC, velando por que esta responda de uma forma rápida e eficaz aos desafios, atuais e novos, que se colocam à segurança da União e dos seus cidadãos.
 
Anna Fotyga
Presidente da Subcomissão SEDE