Página inicial

 
Últimas
 
The next SEDE meeting

will take place on 7 July 2014 (constituent meeting).
  
 
The meetings of the Subcommittee on Security and Defence are open to the public. However, for security reasons, participants must obtain an access pass in advance. Requests for access passes must be sent 5 working days before the start of the meeting to sede-secretariat@europarl.europa.eu
 
 

   
 
Em destaque
 
Building maritime capacity in the Horn of Africa

On 1 April 2014 the Subcommittee exchanged views with Etienne de Poncins, Head of the EUCAP Nestor mission, and Gilles Janvier, acting EU Civilian Operations Commander, on regional maritime capacity building in the Horn of Africa.
 
 

 
Para saber mais
 
Next steps in strengthening the European defence industry

On 1 April 2014 the Subcommittee debated the next steps in strengthening the European defence industry with Slawomir Tokarski, Head of Unit, Defence, Aeronautic and Maritime industries, DG Enterprise and Industry.
 
 

 
Para saber mais
 
 
Apresentação e competências
 
A Subcomissão da Segurança e da Defesa é uma subcomissão da Comissão dos Assuntos Externos. A descrição das suas competências figura no n.º 1 das atribuições da Comissão AFET:
 
"Esta comissão tem competência em matéria de: Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e Política Europeia de Segurança e de Defesa (PESD). Neste âmbito, a comissão será assistida por uma Subcomissão da Segurança e da Defesa."
 
 
Difusões do dia
 
Nenhuma difusão hoje  
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

«Desde as suas origens, em 1999, a Política Comum de Segurança e Defesa (PESD) permitiu à União Europeia dar provas da sua capacidade de acção eficaz e benéfica no Mundo. A União cumpriu mais de duas dezenas de missões civis e militares, contribuindo para a estabilidade e a manutenção da paz nos Balcãs, no Cáucaso do Sul, em África, no Médio Oriente e na Ásia.
 
Contudo, para que uma política europeia possa ser plenamente legítima, ou seja, possa ser compreendida, aceite e mesmo solicitada pelos cidadãos dos Estados-Membros, é necessário que o Parlamento Europeu seja associado às decisões.
 
Em minha opinião, o papel da Subcomissão da Segurança e da Defesa consiste precisamente em examinar os desenvolvimentos da PESD no plano institucional, de capacidades e operacional e em garantir que as questões de segurança e defesa não se limitem a debates de peritos, mas antes respondam às preocupações expressas pelos cidadãos europeus.»
 
Arnaud Danjean