Publicações

Publicações

 

Nenhuma publicação disponível

 
Próximas transmissões
 
Biblioteca Multimédia
 
Palavras de boas-vindas
 
 

A paz e a segurança na União, que nunca devemos considerar um dado adquirido, são cada vez mais ameaçadas por diversos fenómenos, uns próximos, outros mais afastados. O Tratado da União Europeia fornece a base jurídica que permite aos Estados-Membros adotarem medidas eficazes para fazer face a estas ameaças na vizinhança da União.
 
Com a criação da Política de Segurança e de Defesa Comum (PSDC), em 1999, e graças às 30 missões civis e militares realizadas desde então, a UE tem contribuído para a estabilidade e a manutenção da paz nos Balcãs, no Sul do Cáucaso, em África e no Médio Oriente. Em 2013, os líderes da UE definiram um roteiro para desenvolver as capacidades efetivas da PSDC e dar-lhe um novo impulso, sublinhando simultaneamente a importância das nossas relações com a NATO.
 
A Subcomissão da Segurança e da Defesa (SEDE) tem-se afirmado como instância crucial para a promoção do debate e a análise da evolução da PSDC a nível das instituições, das capacidades e das operações. Trata-se de um instrumento essencial para responsabilizar os decisores da PSDC e para facilitar a compreensão desta política pelos cidadãos da UE.
 
No decorrer da 8.ª legislatura, a Subcomissão SEDE continuará a controlar a PSDC, velando por que esta responda de uma forma rápida e eficaz aos desafios, atuais e novos, que se colocam à segurança da União e dos seus cidadãos.
 
Anna Fotyga
Presidente da Subcomissão SEDE