Esta comissão pode influenciar a legislação para servir da melhor forma os interesses dos cidadãos europeus que utilizam os transportes no seu dia a dia, nomeadamente os transportes públicos, ferroviários, rodoviários, marítimos e aéreos. A mesma comissão assegura igualmente a gestão dos serviços postais e do setor do turismo.
Ao longo dos próximos dois anos e meio, a Comissão TRAN tem de demonstrar inovação e audácia para ultrapassar os vários desafios que nos aguardam. Em primeiro lugar, a luta contra a poluição e o aquecimento global, na medida em que os setores do transporte e do turismo devem participar plenamente na implementação dos compromissos da COP21. Em segundo lugar, no plano económico e social, devemos sem demora dar respostas concretas ao flagelo do dumping social que afeta o setor e ameaça milhares de empregos.
Por fim, na era da revolução digital, temos de estabelecer um enquadramento que permita o desenvolvimento de todas as inovações tecnológicas, desde os automóveis autoconduzidos aos drones, passando pela economia de partilha, e respeitar, ao mesmo tempo, os princípios da segurança, dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores.
Desejo-lhe as boas-vindas à página da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu. Juntos construiremos o futuro da mobilidade na Europa.