Veuillez remplir ce champ

Mensagem de Boas-Vindas

É uma honra e uma enorme satisfação pessoal e política presidir à Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a República Federativa do Brasil (D-BR) - um país amigo, com uma história e uma cultura que se cruzam frequentemente com a europeia e com o qual a União Europeia (UE) tem uma das suas mais antigas relações diplomáticas, pois desde a década de 60 que os dois parceiros possuem relações diplomáticas formais.

As reuniões da Delegação realizam-se quer em Bruxelas, quer em Estrasburgo, existindo regularmente reuniões com os nossos homólogos do Congresso da República Federativa do Brasil, que têm lugar alternadamente em Bruxelas e em Brasília.

Conscientes de que o Brasil, sendo o quinto país a nível mundial em termos de superfície e de população, constitui um «global player» na cena internacional, foi criada a Parceria Estratégica UE-Brasil na sequência da Primeira Cimeira entre ambas as partes, realizada em Julho de 2007.

Esta Parceria abrange diversas áreas de interesse comum, entre as quais as alterações climáticas, a energia sustentável, o combate à pobreza, o processo de integração do Mercosul e a estabilidade e prosperidade na América Latina. A União Europeia e o Brasil são ainda importantes parceiros comerciais, sendo a UE o segundo maior parceiro comercial do Brasil (18,3% do seu comércio total - dados de 2017) e o Brasil o 11.º maior parceiro comercial da UE (1,7% do comércio total da UE - dados de 2017), sendo certo que o Brasil é o maior exportador de produtos agrícolas para a UE.

É neste quadro geral que a D-BR prossegue um duplo objetivo: a monitorização, na sua qualidade de braço legislativo europeu, do Plano de Ação Conjunto (instaurado no âmbito da Parceria Estratégica) e a promoção da construção de uma relação interparlamentar forte, permanente, franca e cordial, baseada nos nossos princípios comuns, fundados na relação secular entre europeus e brasileiros.

Fernando Ruas, ex Presidente 2014-2019

Next meeting: date and time to be confirmed

11-12-2018 10:19

Contactos

Strasbourg & Brussels