Veuillez remplir ce champ

Palavras de boas-vindas

Bem-vindo ao sítio Web da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT).

Como Presidente eleito da Delegação e Copresidente europeu da Assembleia, eu presido às nossas reuniões periódicas em Bruxelas e Estrasburgo e defino a agenda para o trabalho conjunto com os nossos homólogos da América Latina na Assembleia Parlamentar Euro Latino-Americana (EuroLat). Desde a sua criação em 2006, a EuroLat realizou onze reuniões plenárias ordinárias, para além das reuniões bianuais das suas comissões. A sua mais recente sessão plenária realizou-se de 17 a 20 de setembro de 2018 na sede provisória do Parlamento austríaco no Palácio Imperial (Hofburg), em Viena (Áustria), a convite da Presidência austríaca do Conselho da UE. A fim de preparar o final da legislatura do PE em 2019, aprovou-se um número recorde de 12 resoluções elaboradas pelas comissões permanentes e procedeu-se a uma revisão do Regulamento da Assembleia.

Tomando por base uma longa relação parlamentar e com base em interesses e valores partilhados, o diálogo político entre a UE e a América Latina tem vindo a intensificar-se nos últimos anos e aborda uma vasta gama de assuntos, nomeadamente as alterações climáticas, a migração, o combate às drogas ilícitas, a promoção dos direitos humanos, a educação, a ciência e a tecnologia. Não obstante estes desenvolvimentos positivos, as relações entre a UE e a América Latina enfrentam também grandes desafios, como a emergência da China como novo protagonista na América Latina, o impacto das atuais políticas da administração dos EUA e, entre outros, a situação na Venezuela.

Na Assembleia EuroLat, os 75 deputados do Parlamento Europeu trabalham conjuntamente com os 75 deputados latino-americanos dos parlamentos regionais para conferir uma dimensão parlamentar à Parceria Estratégica Birregional UE-ALC e para debater, monitorizar e rever todos os assuntos pertinentes para os cidadãos da União Europeia, da América Latina e das Caraíbas.

Tenho a honra de trabalhar com pessoas dedicadas em ambos os lados do Atlântico e aguardo com expectativa o reforço ulterior das nossas relações.

Ramón Jáuregui Atondo, anterior Presidente 2014-2019

HIGH LEVEL SEMINAR

25-02-2019 16:58
High Level Seminar EU-Latin America January 2019, Brussels High Level Seminar EU-Latin America January 2019, Brussels
EU-LATIN AMERICA © EP
HIGH LEVEL SEMINAR

Veinte años de relaciones entre la Unión Europea y América Latina. Un futuro por hacer
Twenty years of EU-Latin America relations - Building a future"

Monday, 18 February 2019
(Brussels)