Veuillez remplir ce champ

Mensagem de boas-vindas


Na minha qualidade de Presidente eleito da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Mercosul (DMER), tenho a honra de presidir às reuniões da mesma que se realizam quer em Bruxelas, quer em Estrasburgo, bem como de dirigir as reuniões com os nossos homólogos dos Congressos do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela que têm lugar alternadamente em Bruxelas e nas capitais dos Estados do Mercosul.

Durante a atual legislatura do Parlamento Europeu (2014-2019), a atividade essencial da DMER será dar um contributo positivo às negociações UE-Mercosul relativas à assinatura de um Acordo de Associação entre os dois blocos. O êxito destas negociações, que se arrastam há mais de uma década, permitirá o estabelecimento da maior zona de livre comércio a nível mundial propiciando a criação de um mercado de mais de 800 milhões de consumidores provenientes de mais de 30 países.

O futuro Acordo de Associação UE-Mercosul permitirá igualmente o reforço dos laços interparlamentares entre o PE e os Congressos dos Estados do Mercosul. Neste sentido, caberá à DMER um papel fulcral no estreitamento dos contactos entre legisladores das duas margens do Atlântico.

Francisco Assis, anterior Presidente 2014-2019

12-10-2018 11:20