Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 96kWORD 17k
1 de agosto de 2016
E-006165-16
Pergunta com pedido de resposta escrita E-006165-16
à Comissão
Artigo 130.° do Regimento
Julie Ward (S&D) , Ana Gomes (S&D) , Hugues Bayet (S&D) , Barbara Spinelli (GUE/NGL) , Takis Hadjigeorgiou (GUE/NGL) , Nicola Caputo (S&D) , Edouard Martin (S&D) , Dennis de Jong (GUE/NGL) , David Borrelli (EFDD) , Jude Kirton-Darling (S&D) , Matt Carthy (GUE/NGL) , Lynn Boylan (GUE/NGL) , Martina Anderson (GUE/NGL) , Liadh Ní Riada (GUE/NGL) , Fabio De Masi (GUE/NGL) , Tania González Peñas (GUE/NGL) , Brando Benifei (S&D) , Julia Reda (Verts/ALE) , Eric Andrieu (S&D) , Pedro Silva Pereira (S&D) , Costas Mavrides (S&D) , Jan Keller (S&D) , Nicola Danti (S&D) , Virginie Rozière (S&D) , Marc Tarabella (S&D) , Bronis Ropė (Verts/ALE) , Beatriz Becerra Basterrechea (ALDE)

 Assunto:  José Manuel Barroso e a Goldman Sachs
 Resposta escrita 

José Manuel Barroso, antigo Presidente da Comissão, assumiu o cargo de Presidente da Goldman Sachs International e de conselheiro para os impactos do Brexit.

Tendo em conta o papel do Presidente Barroso enquanto Chefe da Comissão durante a crise financeira de 2008 e a crise na área do euro que se seguiu, esta transição representa um grave conflito de interesses, que parece violar o artigo 245.° do TFUE.

Num momento tão sensível como o presente, em que o euroceticismo e o nacionalismo populista estão a aumentar em toda a Europa, a UE deve ser responsável, trabalhar com e para os seus cidadãos e poder contar com a sua confiança. Esta forma de comportamento não só estabelece os incentivos errados para os funcionários e decisores políticos da UE, mas põe também em causa a confiança dos cidadãos nas instituições europeias.

1. Que medidas tenciona a Comissão tomar para reforçar os códigos de conduta e as normas de transparência aplicáveis aos comissários e aos funcionários a todos os níveis, nomeadamente no que diz respeito ao emprego após cessarem o seu tempo de serviço, e para dar mais poderes e independência ao Comité ad hoc de Ética para os Comissários?

2. Tenciona a Comissão alargar o período de transição de 18 meses previsto para os Comissários e os altos funcionários que cessam funções?

3. Pondera a Comissão recorrer ao Tribunal de Justiça a respeito do caso Barroso, nos termos do artigo 245.° do TFUE?

Língua original da pergunta: EN 
Advertência jurídica