Perguntas Parlamentares
PDFWORD
13 de Maio de 2015
O-000057/2015

Pergunta com pedido de resposta oral O-000057/2015

à Comissão

Artigo 128.º do Regimento

Franz Obermayr, Louis Aliot, Marie-Christine Arnautu, Nicolas Bay, Dominique Bilde, Marie-Christine Boutonnet, Steeve Briois, Aymeric Chauprade, Mireille D'Ornano, Edouard Ferrand, Sylvie Goddyn, Jean-François Jalkh, Gilles Lebreton, Marine Le Pen, Joëlle Mélin, Bernard Monot, Sophie Montel, Florian Philippot, Jean-Luc Schaffhauser, Mylène Troszczynski, Hans Jansen, Vicky Maeijer, Olaf Stuger, Barbara Kappel, Harald Vilimsky, Georg Mayer, Mara Bizzotto, Mario Borghezio, Gianluca Buonanno, Lorenzo Fontana, Matteo Salvini, Gerolf Annemans, Bronis Ropė, Marco Affronte, Luke Ming Flanagan, Nikolay Barekov, Ivo Vajgl, Eleonora Evi, Pavel Poc, Robert Jarosław Iwaszkiewicz, David Borrelli, Dario Tamburrano


  Assunto:              A fraturação hidráulica no quadro da estratégia europeia de segurança do aprovisionamento energético

Um artigo na edição de 9 de abril de 2015 do jornal alemão «Die Welt» refere o grande potencial da fraturação hidráulica em Inglaterra. A fraturação hidráulica encontra-se atualmente sujeita a um enorme escrutínio por parte dos Estados-Membros, como se comprova pela aprovação recente de uma Lei da Fraturação Hidráulica na Alemanha. No âmbito da estratégia europeia de segurança do aprovisionamento energético, atualmente em debate, a fraturação hidráulica é também referida como um dos meios possíveis para a salvaguarda do abastecimento energético dos Estados-Membros.

À luz dos argumentos expostos, colocam-se as seguintes questões:

1.              Nos EUA, a técnica da fraturação hidráulica, praticada há muitos anos, tem suscitado particular controvérsia, atendendo aos efeitos negativos que acarreta para a saúde humana e para o ambiente. De que informações recentes dispõe a Comissão sobre as implicações desta tecnologia de extração para a saúde humana e para o ambiente? Mais especificamente, pode a Comissão dar a conhecer os eventuais estudos em que essa informação se baseie?

2.              Que medidas legislativas propõe a Comissão para resolver o equilíbrio entre a melhoria da segurança do aprovisionamento energético por via da fraturação hidráulica, por um lado, e a proteção da integridade física das pessoas e dos recursos naturais, por outro?

Apresentação: 13.5.2015

Transmissão: 15.5.2015

Prazo: 22.5.2015

Língua original da pergunta: DE
Advertência jurídica