Perguntas Parlamentares
PDF 105kWORD 24k
21 de Outubro de 2015
O-000133/2015
Pergunta com pedido de resposta oral O-000133/2015
à Comissão
Artigo 128.º do Regimento
Charles Goerens, Filiz Hyusmenova, em nome do Grupo ALDE

 Assunto: Os ataques aéreos ao hospital de Kunduz e a proteção dos trabalhadores humanitários

No bombardeamento de Kunduz - uma tragédia inaceitável e, eventualmente, um crime de guerra, pois o ataque continuou durante mais de 30 minutos após os funcionários dos EUA e da NATO terem sido informados sobre a sua localização -, trabalhadores humanitários de Médicos Sem Fronteiras (MSF) pagaram com a vida, apoiando, ao mesmo tempo, os mais frágeis e vulneráveis num espaço público (um hospital de MSF).

No último período de sessões de Estrasburgo, o Comissário Christos Stylianides anunciou uma rápida avaliação das necessidades em matéria de apoio humanitário suplementar.

1. Após uma primeira avaliação, que medidas propõe efetivamente a Comissão para:

– melhorar a proteção dos trabalhadores humanitários (em especial, a entrega segura e apropriada de auxílio humanitário, nomeadamente através de serviços aéreos humanitários adequados);

– criar um corredor humanitário na província de Kunduz;

– assegurar uma responsabilização adequada quanto às medidas de proteção, bem como o consequente controlo dos ataques contra os trabalhadores humanitários?

2. Que iniciativas está a Comissão disposta a tomar a fim de garantir uma investigação independente do bombardeamento de Kunduz e de propor uma ação penal pela perda de várias vidas e pela destruição parcial deste hospital?

Língua original da pergunta: EN
Advertência jurídica