Processo : 2018/2707(RSP)
Ciclo de vida em sessão
Ciclo relativo ao documento : O-000055/2018

Textos apresentados :

O-000055/2018 (B8-0029/2018)

Debates :

PV 13/06/2018 - 19
CRE 13/06/2018 - 19

Votação :

Textos aprovados :


Perguntas Parlamentares
PDF 7kWORD 17k
17 de Maio de 2018
O-000055/2018
Pergunta com pedido de resposta oral O-000055/2018
ao Conselho
Artigo 128.º do Regimento
Cecilia Wikström, em nome da Comissão das Petições

 Assunto: Melhorar a aprendizagem de línguas e o reconhecimento mútuo das competências linguísticas na UE
 Resposta em plenário 

Há muito que a UE promove a aprendizagem das línguas tendo em vista melhorar a compreensão mútua e a mobilidade entre Estados-Membros, apoiando e completando as medidas adotadas pelos sistemas de ensino nacionais e a cooperação entre esses sistemas. O Parlamento atribui a maior importância às petições apresentadas por cidadãos da União que, no exercício do seu direito de se instalarem num Estado-Membro diferente do seu país de origem, exprimem as suas preocupações com a falta de possibilidades de ensino e de reconhecimento das competências linguísticas na sua língua materna. Por conseguinte, solicitamos ao Conselho que forneça informações sobre os seguintes pontos:

1. Que medidas foram tomadas pelo Conselho para apoiar os Estados-Membros a melhorarem o reconhecimento mútuo das competências linguísticas em todas as línguas oficiais da UE, com base nos níveis existentes ao abrigo do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas?

2. Como avalia o Conselho o valor acrescentado do ensino das línguas oficiais da UE e, nomeadamente, a recomendação «língua materna mais duas línguas», no âmbito da modernização do ensino na UE e, mais particularmente, das ações em prol do espírito empresarial, das perspetivas de emprego e da preservação da diversidade cultural na União?

3. Dispõe o Conselho de dados recentes e precisos relativos às possibilidades de avaliação linguística e reconhecimento de exames, diplomas ou certificados linguísticos nas línguas oficiais da União Europeia que não o inglês, o francês, o alemão, o espanhol e o italiano? Como pode a UE reforçar o apoio aos estabelecimentos que preveem aulas nas línguas oficiais da União para os cidadãos da UE que vivem num Estado-Membro diferente do seu país de origem?

4. Que medidas tenciona o Conselho pôr em prática no Espaço Europeu da Educação para desenvolver um sistema em linha para o reconhecimento e validação transfronteiras dos certificados de línguas da UE para efeitos dos diplomas de conclusão do ensino secundário, a fim de facilitar o acesso ao ensino superior em toda a UE?

Língua original da pergunta: EN
Última actualização: 24 de Maio de 2018Advertência jurídica