Perguntas Parlamentares
PDF 190kWORD 18k
22 de Novembro de 2018
O-000126/2018
Pergunta com pedido de resposta oral O-000126/2018
à Comissão
Artigo 128.º do Regimento
José Inácio Faria, Carlos Zorrinho, Urszula Krupa, Frédérique Ries, Margrete Auken, Kateřina Konečná, Piernicola Pedicini, Joëlle Mélin, em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar

 Assunto: Viabilizar a transformação digital da saúde e dos cuidados de saúde

A Comissão pretende agilizar a transformação digital dos serviços de saúde e de prestação de cuidados ao nível europeu. Nesse sentido, preconiza uma mudança necessária na abordagem que, atualmente, é seguida pelos Estados-Membros relativamente à prestação de cuidados.

A Comissão visa incentivar a utilização e o desenvolvimento dos meios digitais, nas diversas fases de uma visão integrada dos cuidados de saúde – prevenção de doenças, deteção e diagnóstico atempados, tratamento, cuidados e acompanhamento – e assegurar, simultaneamente, uma investigação orientada e a formação dos pacientes, dos prestadores de cuidados e dos profissionais de saúde.

1. O que prevê a Comissão fazer para assegurar que os profissionais dos cuidados de saúde possuam qualificações e competências digitais adequadas? Não menos importante, como tenciona a Comissão ajudar os Estados-Membros e as respetivas regiões na promoção do conhecimento e das aptidões dos cidadãos e pacientes na utilização de recursos digitais?

2. De que forma tenciona a Comissão dar garantias quanto à proteção da confidencialidade médica do paciente e quanto à segurança e independência do software «eHealth» e «mHealth» e dos objetos conectados, em cada fase do processo?

3. Concorda a Comissão com o facto de, no decurso das mudanças geradas pela transformação digital, as pessoas deverem ter primazia no âmbito da prestação de cuidados?

4. Que medidas tenciona a Comissão adotar para garantir que os pacientes disponham de um acesso seguro aos seus dados e de acesso a informação no processo de tomada de decisão dos profissionais de saúde no que respeita à escolha do tratamento, terapia e cuidados?

Língua original da pergunta: EN
Última actualização: 29 de Novembro de 2018Advertência jurídica