TOP

 

Home - ElectionsHome - European ParliamentPrevious Menu Eleições Parlamento Europeu 1999
Portugal

DanskDeutschEllinikaEnglishEspañolFrançaisItalianoNederlandsPortuguêsSuomiSvenska

 

PS - PARTIDO SOCIALISTA - 12

*    António CAMPOS, n.. 4.7.1938, em Lageosa (Oliveira do Hospital).
    Engenheiro. Administrador de empresas. Secretário de Estado do Fomento Agrário. Secretário de Estado da Estruturação Agrária e Secretário de Estado-adjunto do Primeiro Ministro. Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República na I, II, III, IV e V Legislaturas. MdPE desde 19.7.1994.

*    Carlos CANDAL, n. 1.6.1938, em Aveiro.
    Licenciado em Direito. Curso Complementar de Ciências Político-Económicas. Professor do ensino secundário. Comissão militar em Timor, onde exerceu as funções de Promotor de Justiça do Tribunal Militar Territorial. Advogado em Aveiro. Fundador do Partido Socialista. Deputado à Assembleia da República em várias legislaturas. MdPE desde 17.10.1995.

    Maria CARRILHO, n. 25.11.1945, em Beja.
    Doutorada em Sociologia. Professora catedrática (ISCTE). Professora visitante na Georgetown University. Presidente da APEM (Associação Portuguesa para o Estudo das Mulheres). Deputada à Assembleia da República. Membro da Assembleia da NATO. Jornalista correspondente para a imprensa escrita e para a rádio, em Roma.

    Paulo CASACA, n. 2.7.1957, em Lisboa.
    Licenciado em Economia. Diplôme d'Etudes Approfondies (DEA) em Economia do Desenvolvimento Agrícola, Agro-alimentar e Rural (Universidade de Montpellier). Docente universitário (Universidade dos Açores, ISCAL e ISEG). Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores e Deputado à Assembleia da República. Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da UE.

*    Elisa DAMIÃO, n. 10.9.1946, em Alcobaça.
    Membro do Executivo Central Sindical da UGT. Presidente da União Geral de Consumidores. Membro do Comité Europeu de Consumidores e do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e Trabalho (Dublin). Deputada à Assembleia da República. MdPE desde 3.10.1998.

*    Carlos LAGE, n. 21.11.1944, em Valpaços.
    Licenciado em História. Professor. Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República na I, II, III, IV e V Legislaturas. Vice-Presidente da Assembleia da República. MdPE desde 19.7.1994.

*    Luís MARINHO, n. 5.6.1949, no Porto.
    Licenciado em Direito e diplomado em Direito Comunitário. Advogado. Assistente universitário (Universidade de Coimbra). Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra (1985 a 1987). Deputado à Assembleia da República (1976-1983). MdPE desde 14.9.1987. Vice-Presidente do PE na segunda metade da IV Legislatura (de Janeiro 1997 a Julho 1999).

    António José SEGURO, n.11.3.1962, em Penamacor.
    Estudos de Organização e Gestão de Empresas. Secretário de Estado da Juventude e Secretário de Estado adjunto do Primeiro Ministro no XIII Governo Constitucional. Deputado à Assembleia da República. Secretário-Geral da Juventude Socialista (1990 a 1994) e Presidente do Forum da Juventude das Comunidades Europeias (1989 a 1993).

    Mário SOARES, n. 7.12.1924, em Lisboa.
    Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas e em Direito. Professor do ensino secundário e director do Colégio Moderno em Lisboa. Chargé de Cours nas Universidades de Vincennes (Paris VIII) e da Sorbonne (Paris IV) e professor associado na Universidade da Alta Bretanha (Rennes). Durante o Estado Novo pertenceu ao MUNAF (Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista), foi membro da Comissão Central do MUD (Movimento de Unidade Democrática) e fundador do MUD juvenil. Integrou as comissões de candidatura, primeiramente, do General Norton de Matos e, posteriormente, do General Humberto Delgado à Presidência da República. Como advogado, defendeu vários presos políticos e opositores ao regime, tendo representado a família do General Humberto Delgado na investigação do assassinato daquele antigo candidato à Presidência da República. Foi preso pela PIDE 12 vezes e deportado em 1968 para S. Tomé e Príncipe (África). Em 1970, viu-se obrigado ao exílio em França. Fundador, em 1973, do Partido Socialista e eleito Secretário- Geral, cargo para que foi sendo sucessivamente reeleito e que desempenhou durante quase treze anos. Após o 25 de Abril de 1974, exerceu o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros nos I, II e III Governos Provisórios, e de Ministro sem Pasta no IV Governo Provisório. Foi Primeiro-Ministro do I (1976-77) e do II (1978) Governo Constitucional. Membro do Conselho de Estado. Foi novamente Primeiro-Ministro no IX Governo Constitucional (1983-85), tendo, em 1985, assinado o Tratado de Adesão de Portugal à CEE. Presidente da República durante dois mandatos sucessivos (1986-1996). Foi deputado à Assembleia da República em todas as legislaturas até 1986. Conselheiro de Estado. Presidente da Fundação Mário Soares. Presidente do Movimento Europeu desde 1997. Autor de vasta bibliografia e detentor de numerosos prémios internacionais e outras distinções.

    Sérgio SOUSA PINTO
, n. 29.7.1972, em Lisboa.
    Licenciado em Direito. Deputado à Assembleia da República. Secretário-Nacional e Secretário-Geral da Juventude Socialista.

*    Helena TORRES MARQUES, n. 8.5.1941, em Lisboa.
    Licenciada em Economia. Assessora do Departamento Central de Planeamento. Docente universitária (ISE). Secretária de Estado da Administração Autárquica. Deputada à Assembleia da República.MdPE desde 19.7.1994.

    Joaquim VAIRINHOS, n. 25.6.1944, em S. Clemente (Loulé).
    Técnico pedagógico da Inspecção Geral de Educação. Presidente da Câmara Municipal de Loulé. Presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação dos Municípios do Algarve. Membro efectivo do Comité das Regiões da UE. Fundador e dirigente de várias colectividades culturais e desportivas do Algarve.


 

PPD/PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA - 9

    Teresa ALMEIDA GARRETT, n. 28.8.1953, no Porto.
    Licenciada em Direito. Advogada e docente universitária (Universidade Católica Portuguesa). Vice-Presidente do Conselho Directivo do Conselho Português do Movimento Europeu.

*    Carlos COELHO, n. 20.5.1960, em Lisboa.
    Estudos de Economia. Subsecretário de Estado adjunto da Ministra da Educação no XII Governo Constitucional. Deputado à Assembleia da República. Presidente da JSD (1986-90). MdPE de 11.1.1994 a 19.7.1994 e desde 15.9.1998.

*    Carlos COSTA NEVES, n. 16.6.1954 em Angra do Heroísmo (Açores).
    Licenciado em Direito. Gestor Público. Secretário Regional dos Assuntos Sociais dos II e III Governos Regionais dos Açores e Secretário Regional da Administração Interna do IV Governo Regional dos Açores. Presidente do Conselho de Administração da SATA E.P. Deputado à Assembleia Regional dos Açores. MdPE desde 19.7.1994.

*    Arlindo CUNHA, n. 15.11.1950, em Tábua.
    Licenciado em Economia. Master of Philosophy em Economia Agrária pela Universidade de Reading (Reino Unido). Docente universitário (Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Coimbra). Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário no X Governo Constitucional. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação no XI Governo Constitucional. Ministro da Agricultura no XII Governo Constitucional. MdPE desde 19.7.1994.

    Vasco GRAÇA MOURA, n. 3.1.1942, na Foz do Douro (Porto).
    Licenciado em Direito. Advogado. Director do Serviço de bibliotecas e apoio à leitura da Fundação Calouste Gulbenkian (desde 1996) e membro do Conselho Directivo da Fundação Luso-Americana. Secretário de Estado da Segurança Social no IV Governo Provisório e Secretário de Estado dos Retornados no VI Governo Provisório. Comissário de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha (1992), Comissário de Portugal para a Exposição Internacional de Génova (1992) e Comissário Geral para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1988-95). Deputado à Assembleia Constituinte. Membro dos corpos gerentes de várias empresas, instituições e organismos. Autor de uma extensa obra literária e cultural e de vários artigos em jornais e revistas. Cronista, comentador e analista político em jornais, revistas, rádio e televisão. Recebeu diversos prémios literários, entre os quais a medalha de ouro da cidade de Florença, atribuída pela Comuna de Firenze, pelas suas traduções da obra de Dante (1998).

    Sérgio MARQUES, n. 25.2.1957, no Funchal.
    Licenciado em Direito. Pós-graduação em Estudos Europeus. Advogado. Deputado à Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Membro dos conselhos de gerência de várias empresas.

    Jorge MOREIRA DA SILVA, n. 24.4.1971, em Vila Nova de Famalicão.
    Engenheiro electrotécnico e de computadores. Docente universitário (Universidade Lusíada, U. Lusófona, U. Independente e U. Moderna). Deputado à Assembleia da República. Presidente da JSD (1995-98).
    José PACHECO PEREIRA, n. 6.1.1949, no Porto.
    Licenciado em Filosofia. Curso Complementar de Ciências Pedagógicas. Professor universitário (ISCTE e UAL). Deputado à Assembleia da República. Membro da Delegação da Assembleia da República à Assembleia da NATO. Presidente do Subcomité da Europa de Leste e da ex-URSS da Comissão Política da Assembleia do Atlântico Norte. Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe de Cooperação. Escritor e colaborador permanente em jornais, rádio e televisão, como cronista, comentador e analista político.

    Fernando REIS, n. 23.11.1949, em Barcelos.
    Médico. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos. Deputado à Assembleia da República.

 

CDU: PCP / PEV - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA) - 2

    Ilda FIGUEIREDO, n. 30.10.48, no Troviscal.
    Economista. Mestrado em Planificação e Administração da Educação. Professora no Instituto Piaget. Deputada à Assembleia da República.

*    Joaquim MIRANDA DA SILVA, n. 7.9.1950, em Portalegre.
    Economista. Deputado à Assembleia da República entre 1980 e 1986. Membro MdPE desde 1.1.1986, tendo sido Presidente do Grupo da Coligação de Esquerda na segunda metade da III Legislatura do PE (de Janeiro 1992 a Julho 1994).

 

CDS/PP - PARTIDO POPULAR - 2

    Paulo PORTAS, n. 12.9.1962, em Lisboa.
    Licenciado em Direito. Docente universitário (Universidade Moderna). Jornalista. Fundador e director de "O Independente". Deputado à Assembleia da República. Presidente do CDS/PP - Partido Popular (desde 1998).

    Luís QUEIRÓ, n. 2.7.1953, em Coimbra.
    Licenciado em Direito. Deputado à Assembleia da República.


 

|WebMaster|Guide|© Parlement européen|