Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Grupos políticos

Parlamento europeu: como se elege…
  1. Os grupos políticos

    Os deputados têm assento em grupos políticos; agrupam-se em função das suas afinidades políticas e não por nacionalidade.

    Cada grupo político tem um presidente (ou dois copresidentes em alguns casos), uma mesa e um secretariado.

    Um grupo necessita:
    • no mínimo de 25 eurodeputados
    • que representem pelo menos um quarto dos Estados-Membros

    Deputados não-inscritos: não pertencem a nenhum grupo político.

    A conferência de presidentes
    O Presidente do Parlamento Europeu e os presidentes dos grupos políticos
    A Conferência de Presidentes é um fórum fundamental que reúne o Presidente do Parlamento Europeu e os líderes dos grupos políticos. Define a direção política, ao estabelecer as prioridades e ao decidir a agenda das sessões plenárias. Também é responsável pela composição e pelas competências das diferentes comissões e delegações.

Existem atualmente sete grupos políticos no Parlamento Europeu. Como em qualquer outro parlamento, os grupos políticos desempenham um papel importante na tomada de decisões do Parlamento Europeu. Mas ao contrário de outros parlamentos, estes grupos políticos agrupam deputados de diferentes nacionalidades.



Antes de cada votação em sessão plenária, os grupos políticos analisam os relatórios elaborados pelas comissões parlamentares e apresentam alterações. Nenhum dos grupos políticos do Parlamento tem a maioria, por isso os grupos têm que obter o apoio de outros grupos para assegurar que as suas alterações são aprovadas. A posição tomada pelo grupo político é decidida por concertação no interior do grupo. Nenhum membro pode receber um mandato de voto obrigatório.