Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Presidente

Parlamento europeu: como se elege…
  1. O presidente do parlamento europeu
    1 Presidente
    Um mandato prorrogável de dois anos e meio
    • Procedimento da eleição:
      É eleito Presidente o candidato que obtenha a maioria absoluta na sequência de escrutínio secreto. Se, após o terceiro escrutínio, não for alcançada a maioria absoluta, o Presidente será eleito à quarta volta por maioria simples.
    • Funções :
      O Presidente dirige as atividades do Parlamento Europeu, preside às sessões plenárias e declara a adoção final do orçamento da UE. O Presidente representa o Parlamento Europeu nas relações externas e nas suas relações com as outras instituições da União Europeia.
    Vice-presidentes
    14 Vice-presidentes
    Existem 14 vice-presidentes eleitos através de um boletim único.
    Funções:
    Substituem o Presidente na sua ausência. O Presidente também pode delegar-lhes funções, tais como a representação do Parlamento em determinadas cerimónias ou ocasiões.
    • Fonte: Regimento do Parlamento Europeu
Martin Schulz
Presidente do Parlamento Europeu
Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu Alemanha
 

Martin Schulz iniciou a sua carreira política aos 19 anos quando aderiu ao Partido Social Democrata na Alemanha. Aos 31 anos foi eleito o mais jovem presidente de câmara da Renânia do Norte - Vestefália, funções que exerceu durante 11 anos. Schulz é eurodeputado desde 1994 e foi eleito presidente do grupo S&D em 2004. A 17 de janeiro de 2012 foi eleito Presidente do Parlamento Europeu e a 1 de julho de 2014 reeleito para um segundo mandato de dois anos e meio. Schulz é o primeiro Presidente do Parlamento Europeu a ser reeleito.

 

O socialista alemão Martin Schulz foi hoje reeleito presidente do Parlamento Europeu com 409 dos 612 votos expressos válidos. O mandato terá uma duração de dois anos e meio (metade da legislatura), ou seja, até janeiro de 2017. Esta é a primeira vez na história do Parlamento Europeu em que um presidente é eleito para um segundo mandato. (Ler mais: Martin Schulz reeleito presidente do Parlamento Europeu até janeiro de 2017)

REF. : 20140627TST50806