Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")
Direitos dos passageiros
Em destaque :

Direitos dos passageiros dos transportes aéreos - Conheça os seus direitos e as novas medidas para os reforçar

Direitos dos cidadãos 05-02-2014 - 17:20
 
 

O Parlamento Europeu votou hoje uma proposta que confere novos direitos aos passageiros dos transportes aéreos em matéria de assistência, reencaminhamento e informações sempre que fiquem retidos nos aeroportos. As regras, que têm ainda de ser negociadas com os governos nacionais, reforçam também o direito a indemnização dos passageiros que sejam vítimas de longas esperas ou de problemas com a bagagem. (Ler mais: Parlamento Europeu reforça direitos dos passageiros dos transportes aéreos)

Todos os anos milhares de europeus viajam dentro e para fora da UE, recorrendo a aviões, comboios, autocarros e carros. Como passageiros têm direitos que lhes assistem, mas estes são muitas vezes desconhecidos ou até ignorados. No dia 23 de outubro, os eurodeputados votam em plenário o reforço destes direitos, especialmente na obrigação das empresas de informarem os passageiros dos seus direitos. (Ler mais: Direitos dos passageiros escrutinados por eurodeputados)

"Quer gostemos ou não, a aviação ainda é olhada como um alvo para os terroristas. Temos que permanecer vigilantes e o aeroporto é a última linha de defesa", explicou Brian Simpson (S&D), presidente da comissão parlamentar dos transportes e do turismo, durante uma conversa com os fãs da página do PE no Facebook, na passada quarta-feira. O eurodeputado britânico acredita, no entanto, que algumas das restrições, como a de transportar líquidos na bagagem de mão, poderão ser levantadas brevemente. (Ler mais: Simpson: A revisão dos direitos dos passageiros acabará com as lacunas atuais)

O reforço dos direitos dos passageiros, o aumento da capacidade e da qualidade dos serviços dos aeroportos europeus, a introdução de mais concorrência no setor ferroviário, assim como de novas regras para as horas de voo dos pilotos, vão manter os eurodeputados ocupados até ao resto do seu mandato. Saiba mais sobre o trabalho do Parlamento Europeu nestas áreas através deste dossiê. (Ler mais: Facilitar a vida dos passageiros)

REF. : 20140205TST34922
 
 
De A a Z: D de Direitos dos Passageiros
 

Todos gostamos de férias, sobretudo das férias grandes! Mas chegar ao destino e regressar pode ser um pesadelo. Blink foi descobrir o que podemos fazer quando tudo for por água abaixo.