Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")
Quality of life cover top story
Em destaque :

Qualidade de vida - Sabe o que come?

Direitos dos cidadãos / Consumidores / Ambiente / Saúde pública / Segurança alimentar 24-01-2014 - 10:56 / Atualizado em: 28-01-2014 - 10:43
 
 

O que significa para si qualidade de vida? Segurança alimentar? O acesso ao sistema de saúde? Um ar respirável e o respeito pelo meio ambiente? Consumidores mais protegidos? Ou saber se os seus dados e a sua privacidade estão protegidos? Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos é uma das grandes prioridades do Parlamento Europeu. (Ler mais: Qualidade de vida: da segurança alimentar à proteção de dados)

Os romanos sempre foram conhecidos por desfrutar da vida, nos bons e nos maus momentos. É por essa razão que o Parlamento Europeu decidiu realizar a quarta conferência do ciclo ReACt, dedicada à qualidade de vida, na capital italiana a 23 de janeiro. A série de conferências ReACT aborda alguns dos desafios enfrentados pela Europa em vésperas das próximas eleições europeias em maio de 2014. Saúde, sustentabilidade e alimentação foram alguns dos temas debatidos. (Ler mais: #ReACTRoma: a qualidade de vida na Europa)

O Parlamento Europeu apelou hoje a medidas específicas da UE para reduzir os resíduos de plástico no ambiente. Os eurodeputados querem que a utilização de sacos de plástico descartáveis seja radicalmente reduzida e, se possível, gradualmente eliminada e que os plásticos mais perigosos sejam proibidos antes de 2020. A redução do lixo marinho é outro dos objetivos traçados pelo PE. Em 2010, foram introduzidos na UE 95,5 mil milhões de sacos de plástico, na sua maioria descartáveis. (Ler mais: Sacos de plástico descartáveis devem ser eliminados, diz Parlamento Europeu)

Os fumadores têm resistido às campanhas anti-tabagismo. As fotografias nos maços de tabaco de pulmões infetados com cancro e com avisos a negrito não levaram a uma grande redução do número de fumadores. No entanto, a UE não desiste e está a delinear nova legislação com o objetivo de reduzir a elevada e alarmante taxa de fumadores europeus. Acompanhe a audição pública do PE sobre produtos do tabaco esta segunda-feira e veja a nossa infografia para mais detalhes sobre o tabagismo na UE. (Ler mais: Fumar: Pode um mau hábito ser desencorajado por uma nova legislação? )

Parliament endorsed draft rules defining pollen as a natural constituent of honey, rather than an ingredient, in a vote on Wednesday. This means that GM pollen has to be labelled if it makes up more than 0.9% of the honey. (Ler mais: Parliament clarifies labelling rules for honey if contaminated by GM pollen )

O Parlamento Europeu debate hoje e vota amanhã o projeto de resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre a celebração pela União Europeia do Acordo Internacional sobre o Cacau de 2010, elaborado pelo eurodeputado português Vital Moreira (S&D). O Acordo visa reforçar a cooperação internacional na economia mundial do cacau e melhorar a transparência do mercado. (Ler mais: Acordo Internacional do Cacau 2010)

Será o fim de telemóveis que explodem ou de brinquedos que se desintegram nas mãos das crianças? A comissão do mercado interno e proteção do consumidor do Parlamento Europeu adotou, esta quinta-feira, dois relatórios que pretendem assegurar produtos mais seguros para os consumidores através de controlos mais rigorosos. As eurodeputadas Christel Schaldemose e Sirpa Pietikäinen explicam o que está em causa nesta entrevista. (Ler mais: Entrevista: Parlamento reforça os controlos de segurança nos produtos de consumo)

A agua é um elemento essencial nas nossas vidas. No dia 30 de maio, os membros da comissão parlamentar do ambiente, da saúde pública e da segurança alimentar aprovaram um relatório do eurodeputado austríaco Richard Seeber (PPE) que insiste na necessidade de utilizar a água de forma eficiente e sustentável, através da introdução de tecnologias e práticas inovadoras, de colmatar as lacunas legislativas existentes e de aplicar a legislação em vigor. (Ler mais: Não há vida sem água: gestão integrada dos recursos hídricos a longo prazo)

Acabar com a sobrepesca e proibir as devoluções ao mar são alguns dos objetivos da reforma da política comum das pescas, hoje aprovada pelo Parlamento Europeu. Durante as negociações com os governos nacionais, os eurodeputados defenderam que esta política deve contribuir para a sustentabilidade ambiental, económica e social do setor, promover a pesca costeira e artesanal e ter em conta as especificidades das regiões ultraperiféricas. (Ler mais: Parlamento Europeu aprova reforma da política comum das pescas)

Os eurodeputados instam a Comissão Europeia a não autorizar a introdução do milho geneticamente modificado Pioneer 1507 no mercado europeu. Esta variedade, resistente aos insetos, poderia ser perigosa para as borboletas e traças, segundo uma resolução aprovada em plenário esta quinta-feira. “Não temos provas da segurança deste organismo geneticamente modificado”, afirmou a eurodeputada Dagmar Roth-Behrendt. (Ler mais: Eurodeputados contra milho geneticamente modificado)

REF. : 20140120TST33101
 
 
Qualidade de vida
 

QUERER MAIS E MELHOR.

 
Rótulos
 

De A a Z: R de rótulos

 
42% dos homens na UE
são obesos.
(Ler mais)
30% das mulheres na UE
são obesas.
(Ler mais)