Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")
EP leadership icon_
Em destaque :

Os líderes do Parlamento Europeu - A Mesa do PE 2014-2017

Instituições 02-07-2014 - 19:09 / Atualizado em: 31-10-2014 - 12:24
 
 

Os eurodeputados do Parlamento Europeu elegem o presidente, 14 vice-presidentes, cinco questores no início e a meio de cada mandato. Saiba mais sobre estes cargos, os eurodeputados que os ocupam e o processo de eleição através dos artigos, infografias e vídeos deste dossier. (Ler mais: A Mesa da 8ª legislatura do Parlamento Europeu)

O socialista alemão Martin Schulz foi hoje reeleito presidente do Parlamento Europeu com 409 dos 612 votos expressos válidos. O mandato terá uma duração de dois anos e meio (metade da legislatura), ou seja, até janeiro de 2017. Esta é a primeira vez na história do Parlamento Europeu em que um presidente é eleito para um segundo mandato. (Ler mais: Martin Schulz reeleito presidente do Parlamento Europeu até janeiro de 2017)

Os eurodeputados elegeram esta tarde os 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu para os próximos dois anos e meio. Não há nenhum português entre os eleitos, tal como na legislatura anterior. O último vice-presidente português foi o socialista Manuel António dos Santos, de 12 de abril de 2005 a 13 de julho de 2009. (Ler mais: Parlamento Europeu elege 14 vice-presidentes)

Antes de os eurodeputados elegerem o presidente do Parlamento Europeu para os próximos dois anos e meio, cada um dos candidatos ao cargo - Pablo Iglesias, Sajjad Karim, Ulrike Lunacek e Martin Schulz - fez uma breve intervenção de cinco minutos. (Ler mais: Intervenções dos candidatos à presidência do Parlamento Europeu)

O Parlamento Europeu elegeu hoje os cinco questores para os próximos dois anos e meio. Os questores são responsáveis pelos assuntos administrativos e financeiros diretamente relacionados com os eurodeputados. (Ler mais: Parlamento Europeu elege os novos questores)

Esta terça e quarta-feira, 1 e 2 de julho, os eurodeputados vão eleger quem assume os cargos mais importantes do Parlamento Europeu: o presidente, os vice-presidentes e os questores. Descubra como decorre o processo através da infografia e acompanhe a eleição em direto na nossa página. (Ler mais: Como se elege o Presidente do Parlamento Europeu?)

Na próxima semana, durante a sessão plenária constitutiva, os eurodeputados vão eleger o Presidente, os 14 Vice-Presidentes e os cinco Questores do Parlamento Europeu. Saiba mais sobre o processo e quem se pode candidatar com o nosso artigo. (Ler mais: O ABC das eleições presidenciais no Parlamento Europeu)

REF. : 20140702TST51228
 
 
Martin Schulz reeleito Presidente do PE
 

Algo inédito no Parlamento, Schulz, Presidente incumbente, é reeleito por larga maioria. Como prioridades, ele destaca o desemprego jovem, o acordo comercial com os EUA e a migração.

 
Vídeo
 

O trabalho multifacetado do Parlamento Europeu.

 
Mesa do PE
 

1 Presidente

 
 

14 Vice-Presidentes

 
 

5 Questores