Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Orçamento UE 2015: o Parlamento está pronto para lutar pela sua posição

Sessão plenária Orçamento20-10-2014 - 19:19
Gardiazabal no seu escritório  

Os eurodeputados debatem esta terça-feira, 21 de outubro, e votam no dia seguinte, em sessão plenária, a posição do Parlamento relativamente ao orçamento da UE para 2015. Os eurodeputados deverão reverter os cortes do Conselho, o que significa que ambos terão que tentar chegar a acordo num processo de conciliação. Falámos com Eider Gardiazábal Rubial, eurodeputada espanhola do S&D e relatora, que nos alertou que o Parlamento está pronto para lutar duramente pela sua posição. (Ler mais: Orçamento UE 2015: o Parlamento está pronto para lutar pela sua posição )

 
 

Abertura da sessão

Sessão plenária Instituições20-10-2014 - 19:17
EP Presidnet Martin Schulz walk in the plenary chamber to open October Plenary session  

O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou na abertura da sessão plenária que o grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta (EFDD) deixou de existir na quinta-feira, 16 de outubro, quando a eurodeputada letã Iveta Grigule decidiu oficialmente deixar esse grupo político. Com a saída da eurodeputada, o grupo deixou de integrar eurodeputados de, pelo menos, sete países, um dos requisitos para a constituição dos grupos políticos no Parlamento Europeu. (Ler mais: Abertura da sessão )

 
 

Debate sobre a coordenação das políticas económicas na zona euro

Sessão plenária Assuntos económicos e monetários20-10-2014 - 18:39

Na terça-feira de manhã, os eurodeputados vão discutir um relatório sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas na zona euro. A concretização da União Bancária, uma política de consolidação orçamental propícia ao crescimento, a criação de um mercado comum de trabalho na UE, o combate à fraude e à evasão fiscais e o investimento na investigação e inovação são alguns dos temas abordados no documento. A votação realiza-se na quarta-feira. (Ler mais: Debate sobre a coordenação das políticas económicas na zona euro )

 
 
Microfone  

O segundo mandato de cinco anos da Autoridade Europeia para a Proteção de Dados, Peter Hustinx, está a chegar ao fim, e cabe agora à Comissão das Liberdades Cívicas escolher um novo guardião dos dados pessoais e da privacidade e promotor das boas práticas das instituições e organismos da UE. As audições dos candidatos realizam-se hoje das 19.00 às 22.30 CET, e o voto está previsto para terça-feira, 21 de outubro às 17.00 CET. (Ler mais: Eurodeputados avaliam candidatos à Autoridade Europeia para a Proteção de Dados )

 
 

Ébola, um problema de segurança mundial

Outros Saúde pública20-10-2014 - 17:43
três homens com fatos de proteçao transportam doente numa cápsula transparente ©BELGA/AFP PHOTO/SPANISH DEFENSE MINISTRY/INAKI GOMEZ  

O surto de Ébola na África Ocidental foi considerado um desafio para a segurança global numa resolução adotada pelo Parlamento Europeu a 18 de Setembro. Desde então, já se registou a primeira transmissão do vírus em solo europeu. A resposta da UE à crise do ébola é debatida novamente em sessão plenária, esta segunda-feira, 20 de outubro. Os presidentes das comissões do Desenvolvimento e da Saúde Pública explicam os riscos e a ação da UE. (Ler mais: Ébola, um problema de segurança mundial )

 
 

Maroš Šefčovič e Violeta Bulc em audição no Parlamento Europeu

Outros Instituições20-10-2014 - 09:00
day20_pt.jpg  

O Parlamento Europeu realiza hoje, em Estrasburgo, mais duas audições adicionais. Maroš Šefčovič, nomeado vice-presidente e responsável pela pasta da União da Energia vai ser ouvido pelas Comissões do Ambiente e da Indústria. A nova candidata eslovena, Violeta Bulc, nomeada comissária para a pasta dos transportes também é entrevistada no mesmo dia pela Comissão dos Transportes. Acompanhe as audições e as reações em direto no nosso sítio Web. (Ler mais: Maroš Šefčovič e Violeta Bulc em audição no Parlamento Europeu )

 
 

#EPhearings2014: duas novas audições e a nova Comissão Europeia

Outros Instituições17-10-2014 - 20:37
Juncker team 2.0  

As audições aos comissários indigitados regressam ao Parlamento Europeu na próxima semana em Estrasburgo. Os eurodeputados vão ouvir Violeta Bulc, comissária indigitada para os transportes e Maroš Šefčovič, vice-presidente indigitado e responsável pela pasta da União da Energia nomeados por Jean Claude Juncker após uma redistribuição das pastas. A votação para aprovar ou rejeitar a nova Comissão Europeia, liderada por Juncker, está prevista para quarta-feira. (Ler mais: #EPhearings2014: duas novas audições e a nova Comissão Europeia )

 
 

Eurodeputados debatem evolução na igualdade de género e a estratégia 2015-2020

Outros Direitos da mulher/Igualdade de oportunidades17-10-2014 - 20:06
(L-R) Ms. Genoveva Tisheva, Managing director of the Bulgarian Gender research foundation and Ms. Claudia Menne Confederal Secretary of the European Trade Union Confederation  

A Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género reuniu-se, esta segunda-feira, 13 de setembro, com especialistas para debater a igualdade entre homens e mulheres. Marc Tarabella, eurodeputado belga do S&D, prepara um relatório sobre este tema. Após a audição os eurodeputados realizaram ainda uma troca de ideias sobre o relatório de Maria Noichl, eurodeputada alemã do S&D, sobre a estratégia a favor da igualdade de género após 2015. (Ler mais: Eurodeputados debatem evolução na igualdade de género e a estratégia 2015-2020 )

 
 
criança chora entre vários refugiados  

Mais de nove milhões de sírios foram obrigados a abandonar as suas casas nos últimos anos. E a situação continua a piorar com o avanço do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. “Nenhum conflito provocou alguma vez tantas mortes, tantos refugiados e deslocados internos em tão pouco tempo” afirmou Frej Fenniche, representante da OHCHR durante uma audição organizada pela subcomissão dos Direitos do Homem a 13 de outubro. (Ler mais: Aumento dos refugiados da Síria e Iraque eleva pressão nos países vizinhos )

 
 

MEPs to debate counter-terrorism policies with UN’s Jean-Paul Laborde

AFET External relations16-10-2014 - 09:31
©BELGA_AFP_FABRICE COFFRINI  

The external and internal aspects of policies for combatting terrorism, radicalisation and the rising phenomenon of “foreign fighters” will be the focus of a debate between Foreign Affairs and Civil Liberties, Justice and Home Affairs committees and Jean-Paul Laborde, Executive Director of the UN Counter-Terrorism Executive Directorate (CTED) on Thursday at 11:30. (Read more: MEPs to debate counter-terrorism policies with UN’s Jean-Paul Laborde )