Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Due to works at the European Parliament accreditation centre in Brussels, journalists needing an access badge for one or more days should address themselves to a special desk in the entrance hall of the Altiero Spinelli building. The works will start on 3 March and will last until 12 April. (Read more: Information to the press: renovation work at the accreditation centre )

 
 

Juncker investment plan must complement other EU tools, say MEPs

BUDG ECON Budget / Economic and monetary affairs02-03-2015 - 18:40

The European Fund for Strategic Investments (EFSI) must focus on currently underfunded areas, so as to complement, not duplicate, other EU budget tools, said MEPs at Monday’s expert hearing on the Juncker investment plan proposals. The hearing was held by the Budgets and Economic and Monetary Affairs committees with a view to shaping legislation for the investment plan. (Read more: Juncker investment plan must complement other EU tools, say MEPs )

 
 

A educação, o tema principal do Dia Internacional da Mulher no PE

Outros Direitos da mulher/Igualdade de oportunidades02-03-2015 - 18:30
crianças a estudar  

“A capacitação das mulheres e raparigas através da educação” é o tema do Dia Internacional da Mulher no Parlamento Europeu em 2015. O objetivo é destacar dois aspetos diferentes: o acesso à educação nos países em desenvolvimento e o fosso entre os altos níveis de educação obtidos pelas mulheres na UE e as suas oportunidades profissionais. O Parlamento Europeu assinala o Ano Internacional da Mulher com vários eventos. Acompanhe-os em direto. (Ler mais: A educação, o tema principal do Dia Internacional da Mulher no PE )

 
 
Fachada do PE com sol refletido  

O plano de investimento no valor de 315 mil milhões de euros para estimular o crescimento na Europa é um dos temas em destaque esta semana no Parlamento Europeu (PE). O Comissário Geral da UNRWA Pierre Krähenbühl debate a situação dos refugiados no Médio Oriente com a Comissão dos Assuntos Externos. Entretanto, o Parlamento Europeu prepara-se para a sessão plenária da próxima semana e para o Dia Internacional da Mulher. (Ler mais: Esta semana no PE: investimento, refugiados e Dia Internacional da Mulher )

 
 
Igreja de Saint Sarkis em Maalula, Síria.  

A subcomissão dos Direitos do Homem organizou, esta quinta-feira, 26 de fevereiro, uma audição conjunta com a delegação parlamentar das relações com os países do Maxereque sobre a liberdade religiosa e de credo no Médio Oriente. O debate sobre a situação dos cristãos e de outras minorias religiosas foi presidido pela presidente da subcomissão e eurodeputada espanhola do S&D, Elena Valenciano, que descreveu a liberdade religiosa "como algo que a humanidade aspira desde tempos imemoriais." (Ler mais: "A morte tornou-se algo banal" para as minorias religiosas no Médio Oriente )

 
 
Chaminé de fábrica a emitir fumo. © BELGA_AGEFOTOSTOCK  

A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu apoia a reforma do regime de comércio de licenças de emissão da UE (RCLE-UE). O objetivo? Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e combater as alterações climáticas. O projeto de legislação aprovado pelos eurodeputados, a 24 de fevereiro, procura resolver o desequilíbrio entre a oferta e a procura de licenças de emissão, desequilíbrio esse que prejudica os incentivos no investimento na inovação ecológica. (Ler mais: A reforma do regime de comércio de licenças de emissão da UE )

 
 

Changes to planned European Passenger Name Record (PNR) system discussed by MEPs

LIBE Justice and home affairs26-02-2015 - 18:38
An evaluation of the necessity and proportionality of the proposal in the face of current security threats, its scope (list of offences covered), retention periods, the inclusion or exclusion of intra-EU flights, the connection with the on-going data protection reform, as well as the consequences of the EU Court of Justice judgement annulling the 2006 data retention directive, were among the issues discussed by MEPs.  

A new draft text on an EU system for the use of Passenger Name Record (PNR) data, tabled by lead MEP Timothy Kirkhope (ECR, UK), was discussed in the civil liberties committee on Thursday morning. (Read more: Changes to planned European Passenger Name Record (PNR) system discussed by MEPs )

 
 

O futuro do financiamento do desenvolvimento

Outros Desenvolvimento e cooperação / Assuntos económicos e monetários26-02-2015 - 16:42
 

A Comissão do Desenvolvimento organizou, esta terça-feira, 24 de fevereiro, uma audição pública sobre a mobilização de recursos financeiros para o desenvolvimento global sustentável e a erradicação da pobreza nos próximos 15 anos. A audição, organizada no âmbito do Ano Europeu do Desenvolvimento, foi presidida pela Presidente da Comissão do Desenvolvimento, Linda McAvan, e contou com a participação do Comissário para o Desenvolvimento, agências da ONU, empresas e sociedade civil. (Ler mais: O futuro do financiamento do desenvolvimento )

 
 

Prémio do Cidadão Europeu: reconhecer o contributo dos cidadãos para a Europa

Outros Direitos dos cidadãos26-02-2015 - 15:50
os laureados  

Quarenta e sete indivíduos e associações receberam o Prémio do Cidadão Europeu durante uma cerimónia organizada a 25 de fevereiro, em Bruxelas. O Prémio reconhece a sua contribuição para a cooperação europeia e para a promoção de valores comuns através da defesa dos direitos dos grupos mais vulneráveis na sociedade, da melhoria do conhecimento da legislação e políticas da UE, do combate ao extremismo e da promoção da tolerância e do diálogo. (Ler mais: Prémio do Cidadão Europeu: reconhecer o contributo dos cidadãos para a Europa )

 
 

Some 3,000 workers made redundant in Belgium, Germany and Poland in 2013-2014 should receive EU aid worth €6.3million to help them find jobs, the Budgets Committee recommended on Thursday. The European Globalisation Adjustment Fund (EGF) aid still has to be approved by Parliament as a whole and the Council of Ministers. (Read more: EU job-search aid for redundant workers in Belgium, Germany and Poland )