Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

O que espera o Parlamento no futuro próximo?

Outros Instituições31-10-2014 - 12:44
eurodeputados votam em sessão plenária  

A nova Comissão Europeia inicia o seu mandato a 1 de novembro. O seu presidente, Jean-Claude Juncker já anunciou um plano de investimento no valor de 300 mil milhões de euros que o Parlamento vai debater e votar em breve, bem como outros assuntos herdados da anterior legislatura. Entre estes incluem-se maiores restrições às tarifas de roaming e uso de sacos de plástico ou reformas mais profundas no sistema bancário. (Ler mais: O que espera o Parlamento no futuro próximo? )

 
 

ABC das instituições da UE

Outros Instituições30-10-2014 - 11:21
Abc_pt.  

O que faz o Parlamento e o que faz a Comissão? Qual é a diferença entre Conselho Europeu e Conselho da União Europeia? Espreite a nossa infografia, um breve manual das instituições da UE. (Ler mais: ABC das instituições da UE )

 
 

Finalistas Prémio LUX 2014: em breve num cinema perto de si

Outros Cultura29-10-2014 - 14:26
 

Os amantes da 7ª arte já podem assistir gratuitamente aos três filmes finalistas do Prémio LUX 2014. Os Dias dos Filmes LUX decorrem nos 28 Estados-Membros e contam com 165 projeções em festivais de cinema e sessões especiais. O Parlamento Europeu atribui o prémio todos os anos para promover o cinema europeu. (Ler mais: Finalistas Prémio LUX 2014: em breve num cinema perto de si )

 
 

Eurodeputados urgem líderes ucranianos a formarem governo e iniciarem reformas

Outros Instituições / Delegações29-10-2014 - 10:52
sala de reuniões com membros do governo ucraniano e deputados do Parlamento Europeu.  

A Ucrânia deve formar um novo governo rapidamente e iniciar as reformas necessárias, defenderam os eurodeputados aos líderes do país após as eleições que decorreram este domingo, 26 de outubro, e que foram ganhas por partidos pró-europeus. Uma delegação de observadores do Parlamento Europeu esteve presente no terreno para garantir que as eleições decorriam de forma justa e transparente. (Ler mais: Eurodeputados urgem líderes ucranianos a formarem governo e iniciarem reformas )

 
 

Michael Gahler (EPP, DE), head of the European Parliament delegation observing the parliamentary elections in Tunisia, on Tuesday welcomed the "remarkable success of the Independent High Authority for the Elections, which organised a transparent, professional poll in a very short space of time." (Read more: Tunisia: head of EP election observers hails transparent and professional poll )

 
 

Stronger democracy and a "strategic choice for peace and Europe" was the Ukrainian people's message in Sunday's elections to the Verkhovna Rada, said Andrej Plenkovic (EPP, HR), head of the EP delegation at the international election monitors' press conference in Kiev on Monday. "Our assessment is very positive. The elections were conducted in line with international standards," he said. (Read more: Ukrainians have voted for peace and Europe, says EP chief observer Plenkovic )

 
 
Fachada do PE com sol refletido  

Os eurodeputados utilizam esta semana para visitar os seus círculos eleitorais, participar em visitas de delegações ou em missões de observação eleitoral, não estando planeada qualquer atividade nas comissões parlamentares em Bruxelas. Na segunda e na terça-feira, as delegações de observação eleitoral na Ucrânia e na Tunísia dão as suas primeiras impressões sobre o processo eleitoral. (Ler mais: Esta semana no PE: missões de observação eleitoral à Ucrânia e Tunísia )

 
 
Martin Schulz © European Union 2014 - European Council  

A Europa precisa de um pacote de investimento bem direcionado para ultrapassar o fraco crescimento e as altas taxas de desemprego, afirmou o Presidente do Parlamento Europeu aos líderes dos governos no Conselho Europeu de 23 de outubro. Martin Schulz alertou que os níveis de investimento estavam ainda abaixo dos níveis pré-crise. “A nossa economia está a abrandar, um sinal claro ao qual temos que responder”, afirmou. (Ler mais: Schulz: “Precisamos de um investimento bem orientado para estimular a economia” )

 
 

Momentos da sessão plenária de outubro

Sessão plenária Instituições24-10-2014 - 16:21
 

Os eurodeputados aprovaram a nova Comissão Europeia liderada por Juncker durante a sessão plenária de outubro e o Presidente cessante José Manuel Barroso fez o seu discurso de despedida. O Parlamento votou contra os cortes propostos pelos governos no orçamento da UE para 2015 de forma a preservar o investimento no crescimento e emprego. A atribuição do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a Denis Mukwege chamou a atenção para as vítimas de violação como arma de guerra. (Ler mais: Momentos da sessão plenária de outubro )

 
 

European Parliament delegations elect their bureaus

Others Delegations24-10-2014 - 12:36

The European Parliament’s delegations, the official bodies which maintain and develop its contacts with third countries, have elected their chairs and vice-chairs. The delegations’ compositions reflect the political composition of the House. The delegations are also bound to represent the views expressed by the Parliament as a whole. (Read more: European Parliament delegations elect their bureaus )