Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Eurodeputados debatem questões energéticas

Outros Energia29-01-2015 - 17:59
Maros Sefcovic com os eurodeputados  

A União Europeia vive constantemente exposta ao risco de cortes no abastecimento energético; 10% das famílias não podem assegurar um aquecimento apropriado das suas casas e desperdiça-se demasiada energia, afirmou Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela União da Energia, esta semana no PE. Šefčovič reuniu-se com os eurodeputados das comissões da energia e do ambiente para ouvir as suas prioridades e suas preocupações e apresentar a sua visão para o futuro. (Ler mais: Eurodeputados debatem questões energéticas )

 
 

Fishermen will have two years to “adapt” before sanctions for failing to comply with the new Common Fisheries Policy (CFP) discard ban take effect, under a tentative deal struck by Parliament and Council on Thursday, with European Commission help. The agreement amends the “omnibus” regulation setting out detailed arrangements for enforcing the ban. (Read more: Discard ban: MEPs delay enforcement of sanctions on fishermen who fail to comply )

 
 

Climate change: MEPs discuss roadmap to Paris conference

Plenary Session Environment28-01-2015 - 20:16
The logo of the upcoming UN Climate Change Conference, the Cop 21 summit in Paris, on January 14, 2015. ©BELGA/AFP/J.Demarthon  

The roadmap to the 21st UN climate conference, in Paris (France) in December, was debated by MEPs, the Latvian Presidency and Commissioner Arias Cañete on Wednesday. The conference of parties (COP21) to the UN Convention on Climate Change aims to deliver a worldwide climate agreement to replace the Kyoto Protocol. (Read more: Climate change: MEPs discuss roadmap to Paris conference )

 
 

Juncker plan welcomed by most political groups

Plenary Session Economic and monetary affairs28-01-2015 - 19:33
Euro illustration  

The Commission vice-president for growth and investment, Jyrki Katainen, called on Parliament on Wednesday to do its utmost to ensure the Juncker plan for strategic investment would be up and running by June. He stressed the importance of the plan's three pillars: the fund itself, the project pipeline and the completion of the internal market. (Read more: Juncker plan welcomed by most political groups )

 
 

As questões mais sensíveis da TTIP em debate

Outros Comércio externo/internacional28-01-2015 - 18:35
porto de Hamburgo © BELGA_AGEFOTOSTOCK.  

Continuam as negociações para a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) entre a UE e os EUA. O acordo, que deverá fomentar a criação de emprego e o crescimento da economia nos dois lados do Atlântico, também toca em temas muito sensíveis, como o sistema de resolução de litígios entre investidores e Estado. As comissões do Comércio Internacional e dos Assuntos Jurídicos organizaram uma audição, esta terça-feira, 27 de janeiro, para abordar algumas das questões mais sensíveis. (Ler mais: As questões mais sensíveis da TTIP em debate )

 
 

PE debate negociações para acordo mundial contra as alterações climáticas

Sessão plenária Ambiente28-01-2015 - 17:15
infografia  

Os eurodeputados debatem, esta quarta-feira, 28 de janeiro, com representantes do Conselho e da Comissão, as negociações do novo acordo internacional contra as alterações climáticas que deverá substituir o Protocolo de Quioto que expira em 2020. Durante a conferência das Nações Unidas (ONU) em dezembro, ONGs, especialistas e políticos já começaram a trabalhar num novo acordo que deve ser finalizado em Paris em dezembro de 2015. (Ler mais: PE debate negociações para acordo mundial contra as alterações climáticas )

 
 

Eurodeputados debatem medidas antiterrorismo com comissário Avramopoulos

Sessão plenária Justiça e assuntos internos28-01-2015 - 17:14
MEPs give their views on measures to tackle terrorism during a debate with Commissioner Dimitris Avramopoulos today in the EP hemicycle  

A proposta relativa à utilização dos dados dos registos de identificação dos passageiros, o papel da Europol, o intercâmbio de informações, a prevenção da radicalização e a futura Estratégia de Segurança Interna da UE foram alguns dos assuntos abordados pelos eurodeputados num debate sobre medidas antiterrorismo com o comissário europeu dos Assuntos Internos, Dimitris Avramopoulos. O PE vai votar uma resolução em fevereiro, antes do Conselho Europeu sobre terrorismo de dia 12 de fevereiro. (Ler mais: Eurodeputados debatem medidas antiterrorismo com comissário Avramopoulos )

 
 

Eurodeputados debatem novas medidas para o combate ao terrorismo

Sessão plenária Justiça e assuntos internos28-01-2015 - 12:17
passaporte  ©BELGA_ZUMAPRESS  

Os recentes ataques em Paris levaram os Estados-Membros e as instituições europeias a reavaliar a sua política de segurança e a propor novas iniciativas para intensificar a luta contra o terrorismo. Os eurodeputados e o Comissário Europeu para os Assuntos Internos Dimitris Avramopoulos debatem, esta quarta-feira, em plenário, estas e outras medidas antiterrorismo que incluem a prevenção da radicalização, a Agenda Europeia de Segurança para 2015-2020 e o Registo de Identificação de Passageiros. (Ler mais: Eurodeputados debatem novas medidas para o combate ao terrorismo )

 
 

Buttarelli: "A UE tem que tornar os direitos já existentes mais eficazes"

Outros Justiça e assuntos internos27-01-2015 - 18:47
Giovanni Buttarelli  

“A UE tem que tornar os direitos já existentes mais eficazes e os cidadãos devem poder exercer mais facilmente os seus direitos, numa altura em que gerimos toda a nossa vida através de um smartphone", afirmou Giovanni Buttarelli, Autoridade Europeia para a Protecção de Dados. Falámos com Giovanni Buttarelli em vésperas do Dia da Proteção de Dados, assinalado a 28 de janeiro. (Ler mais: Buttarelli: "A UE tem que tornar os direitos já existentes mais eficazes" )

 
 

Eurodeputados assinalam o Dia Internacional da Memória do Holocausto

Outros Instituições27-01-2015 - 17:18
Imagens do evento  

"Demasiadas pessoas permitiram que o ódio crescesse, fecharam os olhos, ficaram em silêncio. Não podemos deixar que se volte a repetir,” afirmou o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, durante a cerimónia organizada em Praga, a 27 de Janeiro, para assinalar o 70º aniversário da libertação de Auschwitz. No mesmo dia, em Bruxelas, os eurodeputados e membros da comunidade judaica belga reuniram-se para observar um minuto de silêncio em memória dos milhões de vítimas do Holocausto. (Ler mais: Eurodeputados assinalam o Dia Internacional da Memória do Holocausto )