Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Paweł Pawlikowski: "Tentei fazer um filme sobre temas universais "

Sessão plenária Cultura17-12-2014 - 20:13
Paweł Pawlikowski  

O Parlamento Europeu atribuiu hoje o Prémio de cinema LUX 2014 ao filme “Ida” realizado por Paweł Pawlikowski. A coprodução polaco-dinamarquesa conta a história de uma jovem noviça que conhece a sua tia e que descobre os segredos do seu passado durante uma viagem. Falámos com o realizador sobre o sucesso do filme e sobre o que pensa do cinema europeu. (Ler mais: Paweł Pawlikowski: "Tentei fazer um filme sobre temas universais " )

 
 

MEPs secure deal to cap card payment fees

ECON Economic and monetary affairs17-12-2014 - 19:02

The fees that banks charge retailers to process shoppers’ payments should be capped under uniform rules across in the EU following a deal struck by Economic and Monetary Affairs Committee and Council negotiators on Wednesday. The cap would apply to both cross-border and domestic card-based payments and should result in lower costs for consumers. (Read more: MEPs secure deal to cap card payment fees )

 
 

MEPs critical of breaches of freedom of expression in Turkey

Plenary Session External relations17-12-2014 - 18:45

MEPs from all political groups expressed their concerns over the recent arrests of journalists in Turkey and condemned all actions against media freedom, in a plenary debate on Wednesday afternoon. They agreed that the deterioration in the rule of law and fundamental rights in the country is an issue that needs to be tackled. Parliament will put a resolution to a vote in January. (Read more: MEPs critical of breaches of freedom of expression in Turkey )

 
 

Relatório CIA: tortura é inaceitável, cumplicidade da UE tem que ser investigada

Sessão plenária Instituições / Direitos do Homem / Relações externas17-12-2014 - 18:08
Press conference at CIA headquarters in Langley, Virginia  

Da simulação de afogamento à alimentação retal, o relatório do Senado dos Estados Unidos recentemente publicado sobre os métodos de interrogação da CIA faz graves alegações sobre o uso de tortura por parte da agência para extrair informação dos detidos. Durante um debate esta quarta-feira, 17 de dezembro, os eurodeputados consideraram inaceitável espezinhar os direitos fundamentais na luta contra o terrorismo e exigiram que a eventual cumplicidade de Estados-Membros da UE fosse investigada. (Ler mais: Relatório CIA: tortura é inaceitável, cumplicidade da UE tem que ser investigada )

 
 

MEPs urge EU to step up efforts to help steel industry out of the crisis

Plenary Session Industry17-12-2014 - 13:59

The EU should step up its efforts to help the steel industry out of the crisis, MEPs say in a non-binding resolution voted on Wednesday. They ask the European Commission to ensure that trade deals improve steel export conditions and check that EU competition and state aid rules do not lead to unfairness between EU countries. MEPs also call for investments in workers' education and training as well as in steel research. (Read more: MEPs urge EU to step up efforts to help steel industry out of the crisis )

 
 

Parlamento Europeu aprova resolução sobre reconhecimento do Estado da Palestina

Sessão plenária Relações externas17-12-2014 - 13:59
A view of the Dome of the Rock in Jerusalem, past the Israeli separation wall in Abu Dis in the West Bank, September 29, 2014.  ©BELGA_EYEVINE  

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução na qual "apoia, por princípio, o reconhecimento do Estado palestiniano e a solução da coexistência de dois Estados, acreditando que ambas as vertentes devem caminhar a par do aprofundamento das negociações de paz, a qual deverá progredir". O PE decide lançar a iniciativa «Deputados para a Paz», que visa reunir deputados europeus, israelitas e palestinianos de vários partidos, para complementar os esforços diplomáticos da UE. (Ler mais: Parlamento Europeu aprova resolução sobre reconhecimento do Estado da Palestina )

 
 

Migração: PE apela a política mais abrangente da UE para evitar mortes no mar

Sessão plenária Imigração17-12-2014 - 13:53

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução sobre a situação no Mediterrâneo e a necessidade de uma abordagem abrangente da UE em relação à migração. O reforço da solidariedade e a partilha de responsabilidades entre os Estados-Membros, o cumprimento das obrigações em matéria de busca e salvamento, vias seguras e legais para os requerentes de asilo entrarem na UE, a cooperação com países terceiros e o combate aos passadores e traficantes são alguns dos assuntos abordados no documento. (Ler mais: Migração: PE apela a política mais abrangente da UE para evitar mortes no mar )

 
 

PE define prioridades para Estratégia de Segurança Interna da UE 2015-2019

Sessão plenária Justiça e assuntos internos17-12-2014 - 13:51

Os combatentes de origem europeia que se juntam a organizações terroristas e que regressam à Europa, o branqueamento de capitais, a corrupção, a criminalidade organizada, o tráfico de seres humanos e a cibersegurança devem ser áreas prioritárias na nova Estratégia de Segurança Interna da UE para 2015-2019, diz uma resolução hoje aprovada pelo Parlamento Europeu. (Ler mais: PE define prioridades para Estratégia de Segurança Interna da UE 2015-2019 )

 
 

PE aprova orçamento da UE para 2015 e orçamentos retificativos para 2014

Sessão plenária Orçamento17-12-2014 - 13:50
Budget 2015 icon  

O Parlamento Europeu aprovou hoje o orçamento da UE para 2015, que inclui mais verbas para o programa de investigação e inovação Horizonte 2020, para o programa de intercâmbio de estudantes Erasmus+ e para a política externa, entre outras áreas. Os eurodeputados aprovaram também um orçamento retificativo para este ano para assegurar o pagamento de faturas pendentes a empresas, autoridades locais e outros beneficiários dos fundos europeus. (Ler mais: PE aprova orçamento da UE para 2015 e orçamentos retificativos para 2014 )

 
 

Filme polaco-dinamarquês "Ida" vence prémio de cinema Lux 2014

Sessão plenária Cultura17-12-2014 - 13:48
Paweł Pawlikowski receives the Lux prize for his film "Ida"  

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou hoje numa cerimónia realizada no hemiciclo de Estrasburgo que o vencedor do prémio de cinema Lux 2014 é "Ida", de Paweł Pawlikowski (Polónia/Dinamarca). O objetivo do prémio Lux é promover os filmes europeus que contribuam para fomentar a identidade e diversidade cultural europeias. (Ler mais: Filme polaco-dinamarquês "Ida" vence prémio de cinema Lux 2014 )