Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Semestre Europeu: melhor implementação e maior controlo democrático

Sessão plenária Instituições22-10-2014 - 20:39
Os intervenientes  

Os Estados-Membros da UE coordenam as suas políticas económicas no âmbito do Semestre Europeu de forma a criar bases para o crescimento, emprego e orçamentos equilibrados. No entanto, como sublinharam os eurodeputados, num debate realizado esta terça-feira, 21 de outubro, as recomendações têm que ser melhor implementadas e o processo tem que ser sujeito a um maior escrutínio democrático. O relatório sobre o Semestre Europeu foi votado no dia seguinte. (Ler mais: Semestre Europeu: melhor implementação e maior controlo democrático )

 
 

Eurodeputados pedem à Turquia para ajudar a cidade síria de Kobane

Sessão plenária Instituições22-10-2014 - 19:39
Isis assault on Kobane, Iraq on the Turkish border  

A Turquia deve fazer mais para ajudar os curdos a combater a ameaça do Estado Islâmico em Kobane, defenderam muitos dos eurodeputados durante um debate, esta quarta-feira, 22 de outubro, sobre a situação da cidade síria. Também condenaram a violência do Estado Islâmico e pediram mais medidas para enfrentar o grupo terrorista e ajudar as suas vítimas. Alguns eurodeputados levantaram a questão de uma potencial ameaça de armas químicas e pediram uma estratégia mais abrangente para o Médio Oriente. (Ler mais: Eurodeputados pedem à Turquia para ajudar a cidade síria de Kobane )

 
 

PE elege Comissão Juncker por 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções

Sessão plenária Instituições22-10-2014 - 17:17
EP President Martin Schulz hands over to EC President Jean-Claude Juncker the decision of the EP to elect the new commission.  

O Parlamento Europeu aprovou hoje a nova Comissão Europeia, apresentada por Jean-Claude Juncker, por 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções. A equipa precisa agora de ser nomeada pelo Conselho Europeu, que se reúne quinta e sexta-feira em Bruxelas, para poder entrar em funções no dia 1 de novembro. O mandato é de cinco anos. (Ler mais: PE elege Comissão Juncker por 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções )

 
 

Nova Comissão Europa aprovada pelo Parlamento Europeu

Outros Instituições22-10-2014 - 16:39
Infografia  

A nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, foi formalmente aprovada esta quarta-feira, 22 de outubro, pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo com 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções. Espreite a nossa infografia e encontre a composição, os comissários e as suas pastas. (Ler mais: Nova Comissão Europa aprovada pelo Parlamento Europeu )

 
 

Debate sobre operação policial Mos Maiorum para detetar imigrantes clandestinos

Sessão plenária Cooperação policial22-10-2014 - 16:00

Esta tarde, os eurodeputados vão questionar o Conselho sobre a controversa operação policial "Mos Maiorum", destinada a detetar imigrantes irregulares no espaço Schengen. Esta operação, que dura de 13 a 26 de outubro, foi lançada no âmbito da presidência italiana do Conselho de Ministros da UE com o objetivo de apreender imigrantes irregulares, detetar organizações criminosas e recolher informação sobre, por exemplo, as rotas de entrada na UE e a origem dos imigrantes. (Ler mais: Debate sobre operação policial Mos Maiorum para detetar imigrantes clandestinos )

 
 

Orçamento da UE para 2015: PE quer mais investimento no crescimento e emprego

Sessão plenária Orçamento22-10-2014 - 15:13

O Parlamento Europeu aprovou hoje a sua posição sobre o orçamento da UE para o próximo ano. Os eurodeputados rejeitam os cortes feitos pelo Conselho ao projeto de orçamento e propõem o aumento das dotações em áreas que consideram prioritárias, como o crescimento, o emprego, a investigação, a educação e a ajuda humanitária. Os eurodeputados adicionam também quatro mil milhões de euros para evitar falhas graves nos pagamentos a autoridades locais, PME e outros beneficiários dos fundos europeus. (Ler mais: Orçamento da UE para 2015: PE quer mais investimento no crescimento e emprego )

 
 

EU countries should act on their economic reform pledges, say MEPs

Plenary Session Economic and monetary affairs22-10-2014 - 14:06

EU countries need to act more like owners of economic policy reform pledges they themselves signed up to, MEPs stress in a report adopted on Wednesday. Given that only 10% of the European Commission's country-specific reform recommendations (CSRs) for 2013 were implemented in full and that little or no progress was made on 45% of them, MEPs believe "there is an inconsistency between European commitment and national implementation of the CSRs by member states". (Read more: EU countries should act on their economic reform pledges, say MEPs )

 
 

Barroso: "A crise não foi criada pela Europa"

Sessão plenária Instituições21-10-2014 - 20:47
Josè Manuel Barroso  

Após dois mandatos e os 10 anos como presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso está pronto para passar a tocha a Jean-Claude Juncker. Falámos com Durão Barroso antes do seu discurso sobre o balanço do seu segundo mandato em plenário esta terça-feira, 21 de outubro. O Presidente da Comissão Europeia afirmou ainda que a crise não foi criada pela UE, mas sim pelo comportamento irresponsável nos mercados financeiros e de certos governos. (Ler mais: Barroso: "A crise não foi criada pela Europa" )

 
 

After reviewing the last two hearings of commissioners-designate held the day before in Strasbourg, the Conference of Presidents, the group leaders, unanimously declared the hearings process closed. (Read more: Hearings of candidate commissioners closed; vote on new Commission tomorrow )

 
 

Prémio Sakharov 2014 vai para médico congolês Denis Mukwege

Outros Direitos do Homem21-10-2014 - 19:15
Mukwege  

Denis Mukwege é o laureado com Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2014, após a decisão de hoje do Presidente do PE e dos líderes dos grupos políticos. "A Conferência de Presidente decidiu atribuir de forma unânime o Prémio Sakharov ao médico Denis Mukwege, da República Democrática do Congo, pela sua luta pela proteção das mulheres" anunciou Martin Schulz. Denis Mukwege vai ser convidado a receber o galardão a 26 de novembro durante a sessão plenária em Estrasburgo. (Ler mais: Prémio Sakharov 2014 vai para médico congolês Denis Mukwege )