Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Debate sobre o Acordo de Associação UE-Ucrânia e as relações com a Rússia

Sessão plenária Relações externas15-09-2014 - 20:08
The silhouette of a Ukrainian soldier is seen against a Ukrainian flag  

Na terça-feira, às 9 horas, os eurodeputados vão debater com a Comissão e o Conselho a situação na Ucrânia e as relações entre a UE e a Rússia. De seguida, o Parlamento Europeu vai debater e votar o Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia, que visa aprofundar as relações políticas, económicas e comerciais entre as partes. O Acordo de Associação vai ser votado no mesmo dia pelo parlamento ucraniano (Verkhovna Rada). (Ler mais: Debate sobre o Acordo de Associação UE-Ucrânia e as relações com a Rússia )

 
 

Abertura da sessão: Schulz deplora morte de migrantes no Mediterrâneo

Sessão plenária Instituições15-09-2014 - 18:57
EP President Martin Schulz speech at the opening of September plenary session  

A União Europeia deve tomar todas as medidas ao seu alcance para prevenir mais mortes de migrantes no mar Mediterrâneo, disse o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, na abertura da sessão plenária, fazendo referência aos mais de 200 migrantes que naufragaram a semana passada perto da costa da Líbia e aos mais de 500 perto de Malta. (Ler mais: Abertura da sessão: Schulz deplora morte de migrantes no Mediterrâneo )

 
 
 

A partir de 29 de setembro os comissários indigitados enfrentam um exame minucioso por parte dos eurodeputados. Os comissários indigitados vão comparecer nas comissões parlamentares responsáveis pelas mesmas pastas. As audições vão afetar o voto do Parlamento relativamente à aprovação da nova Comissão. Os eurodeputados têm que votar a favor para que a Comissão Europeia possa iniciar o seu mandato de cinco anos. (Ler mais: Nova comissão: como vão os eurodeputados avaliar os candidatos a comissários )

 
 

Embargo russo: os países e os setores mais afetados na UE

Outros Comércio externo/internacional15-09-2014 - 16:37
 

As sanções da Rússia aos produtos agrícolas da UE vão ser debatidas esta segunda-feira, 15 de setembro, pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo. Como resposta às medidas da UE provocadas pela crise na Ucrânia, a Rússia introduziu, a 7 de agosto, um embargo à importação de produtos alimentares como carne, fruta ou vegetais oriundos da UE, EUA, Canadá, Austrália e Noruega. Explore o mapa, descubra quais são os países mais afetados e acompanhe o debate em direto às 17h CET. (Ler mais: Embargo russo: os países e os setores mais afetados na UE )

 
 

O fundo da UE que ajuda trabalhadores despedidos a encontrar um novo emprego

Outros Instituições / Política social15-09-2014 - 15:40
 

Entre 2007 e 2013 foram alocados mais de 400 milhões de euros para que dezenas de milhares de trabalhadores, dispensados como resultado da globalização ou da crise económica, recebessem formação, procurassem um novo emprego ou lançassem a sua nova empresa. Esta ajuda é disponibilizada pelo Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (EGF). A Comissão dos orçamentos aprovou a 11 de setembro um novo pacote de ajuda para trabalhadores de quatro países. Saiba mais. (Ler mais: O fundo da UE que ajuda trabalhadores despedidos a encontrar um novo emprego )

 
 
Martin Schulz em Kiev  

“Não podemos ficar a assistir passivamente quando se violam os princípios fundamentais da comunidade internacional”, afirmou o Presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz durante a sua visita a Kiev esta sexta-feira. “Acordámos regras que os Estados devem seguir quando se relacionam entre si. Estas regras aplicam-se a todos”, acrescentou. Durante a visita de dois dias, Schulz reuniu-se com o Primeiro-Ministro Arseniy Petrovych Yatsenyuk e com o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko. (Ler mais: Martin Schulz: ”O que se passa na Ucrânia diz respeito a todos os europeus” )

 
 

The candidate commissioners, as presented by incoming Commission President Jean-Claude Juncker, will need to appear in hearings before parliamentary committees from 29 September to 7 October. (Read more: Candidate commissioners to appear before EP committees from 29 September )

 
 

Conheça melhor os grupos políticos do Parlamento Europeu

Outros Instituições12-09-2014 - 13:38
Líderes dos grupos políticos no Parlamento Europeu  

O Parlamento Europeu é uma instituição política são calorosamente debatidas diferentes ideias sobre temas como as prioridades do orçamento da UE, a proteção de dados ou a política comercial. Os grupos políticos têm um papel fundamental neste confronto de ideias ao reunirem eurodeputados oriundos de diferentes países da União Europeia com uma visão semelhante e lhes darem uma voz no processo de tomada de decisão. Descubra mais sobre os grupos, o que defendem e os seus líderes. (Ler mais: Conheça melhor os grupos políticos do Parlamento Europeu )

 
 

Embargo russo: como deve a UE apoiar as empresas afetadas?

Outros Comércio externo/internacional11-09-2014 - 17:53
empresa de triagem de maças  

As empresas europeias começaram a sentir o impacto do embargo russo às importações de produtos da UE introduzido a 7 de agosto. A medida, que afeta produtos tão diferentes como as maças polacas ou a carne de porco belga, é a resposta de Moscovo às sanções impostas pela UE devido ao envolvimento da Rússia na crise na Ucrânia. Como deve a UE apoiar as empresas afetadas? (Ler mais: Embargo russo: como deve a UE apoiar as empresas afetadas? )

 
 

Parliament’s President Martin Schulz this morning informed the Conference of Presidents, made up of the leaders of the political groups, that His Holiness Pope Francis has accepted his official invitation to the European Parliament. This invitation was extended by President Schulz during his official visit to the Vatican on 11 October 2013. (Read more: His Holiness Pope Francis on official visit to European Parliament in November )