Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Key debate with Jean-Claude Juncker on the new European Commission

Plenary Session Institutions21-10-2014 - 17:00

Jean-Claude Juncker, President-elect of the new European Commission, will present the final composition of his team and its work programme as a college on Wednesday at 09.00. Statements by political group leaders will be followed by a debate on the allocation of portfolios and priorities for the Commission’s work. At midday Parliament will vote on the college as a whole. (Read more: Key debate with Jean-Claude Juncker on the new European Commission )

 
 

Debate sobre os direitos fundamentais na Hungria

Sessão plenária Direitos fundamentais21-10-2014 - 15:34

As preocupações sobre os direitos fundamentais, a democracia e o Estado de direito na Hungria vão ser expostas pelos eurodeputados durante um debate com a Comissão e o Conselho hoje, por volta das 19h30. Numa resolução aprovada em julho de 2013, da qual foi relator o antigo eurodeputado Rui Tavares, o PE solicitou que os Estados-Membros fossem regularmente avaliados quanto ao respeito pelos valores fundamentais da UE e defendeu que não deve haver dualidade de critérios no tratamento dos países. (Ler mais: Debate sobre os direitos fundamentais na Hungria )

 
 

About 2,800 former workers at firms producing various metals in Spain, steel in Belgium, and cars in France and Belgium will get EU aid to help them find new jobs after Parliament approved the applications on Tuesday. The requests for European Globalisation Adjustment Fund (EGF) aid, together amounting to €15.2 million, also need to be approved by the EU Council of Ministers. (Read more: EU job-search aid for former metal and car workers in Belgium, France and Spain )

 
 

Avaliação do segundo mandato de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia

Sessão plenária Instituições21-10-2014 - 10:00

Na terça-feira, às 15 horas, o Presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, vai fazer o balanço dos últimos cinco anos de mandato, naquele que deverá ser um dos seus últimos discursos enquanto chefe do executivo comunitário. De seguida, Barroso vai debater com o Parlamento e o Conselho os assuntos na agenda da cimeira europeia de 23 e 24 de outubro, como o quadro estratégico da UE para o clima e a energia, a situação económica na União e a política externa. (Ler mais: Avaliação do segundo mandato de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia )

 
 

Orçamento UE 2015: o Parlamento está pronto para lutar pela sua posição

Sessão plenária Orçamento20-10-2014 - 19:19
Gardiazabal no seu escritório  

Os eurodeputados debatem esta terça-feira, 21 de outubro, e votam no dia seguinte, em sessão plenária, a posição do Parlamento relativamente ao orçamento da UE para 2015. Os eurodeputados deverão reverter os cortes do Conselho, o que significa que ambos terão que tentar chegar a acordo num processo de conciliação. Falámos com Eider Gardiazábal Rubial, eurodeputada espanhola do S&D e relatora, que nos alertou que o Parlamento está pronto para lutar duramente pela sua posição. (Ler mais: Orçamento UE 2015: o Parlamento está pronto para lutar pela sua posição )

 
 

Abertura da sessão

Sessão plenária Instituições20-10-2014 - 19:17
EP Presidnet Martin Schulz walk in the plenary chamber to open October Plenary session  

O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou na abertura da sessão plenária que o grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta (EFDD) deixou de existir na quinta-feira, 16 de outubro, quando a eurodeputada letã Iveta Grigule decidiu oficialmente deixar esse grupo político. Com a saída da eurodeputada, o grupo deixou de integrar eurodeputados de, pelo menos, sete países, um dos requisitos para a constituição dos grupos políticos no Parlamento Europeu. (Ler mais: Abertura da sessão )

 
 

Debate sobre a coordenação das políticas económicas na zona euro

Sessão plenária Assuntos económicos e monetários20-10-2014 - 18:39

Na terça-feira de manhã, os eurodeputados vão discutir um relatório sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas na zona euro. A concretização da União Bancária, uma política de consolidação orçamental propícia ao crescimento, a criação de um mercado comum de trabalho na UE, o combate à fraude e à evasão fiscais e o investimento na investigação e inovação são alguns dos temas abordados no documento. A votação realiza-se na quarta-feira. (Ler mais: Debate sobre a coordenação das políticas económicas na zona euro )

 
 
Microfone  

O segundo mandato de cinco anos da Autoridade Europeia para a Proteção de Dados, Peter Hustinx, está a chegar ao fim, e cabe agora à Comissão das Liberdades Cívicas escolher um novo guardião dos dados pessoais e da privacidade e promotor das boas práticas das instituições e organismos da UE. As audições dos candidatos realizam-se hoje das 19.00 às 22.30 CET, e o voto está previsto para terça-feira, 21 de outubro às 17.00 CET. (Ler mais: Eurodeputados avaliam candidatos à Autoridade Europeia para a Proteção de Dados )

 
 

Ébola, um problema de segurança mundial

Outros Saúde pública20-10-2014 - 17:43
três homens com fatos de proteçao transportam doente numa cápsula transparente ©BELGA/AFP PHOTO/SPANISH DEFENSE MINISTRY/INAKI GOMEZ  

O surto de Ébola na África Ocidental foi considerado um desafio para a segurança global numa resolução adotada pelo Parlamento Europeu a 18 de Setembro. Desde então, já se registou a primeira transmissão do vírus em solo europeu. A resposta da UE à crise do ébola é debatida novamente em sessão plenária, esta segunda-feira, 20 de outubro. Os presidentes das comissões do Desenvolvimento e da Saúde Pública explicam os riscos e a ação da UE. (Ler mais: Ébola, um problema de segurança mundial )

 
 

Maroš Šefčovič e Violeta Bulc em audição no Parlamento Europeu

Outros Instituições20-10-2014 - 09:00
day20_pt.jpg  

O Parlamento Europeu realiza hoje, em Estrasburgo, mais duas audições adicionais. Maroš Šefčovič, nomeado vice-presidente e responsável pela pasta da União da Energia vai ser ouvido pelas Comissões do Ambiente e da Indústria. A nova candidata eslovena, Violeta Bulc, nomeada comissária para a pasta dos transportes também é entrevistada no mesmo dia pela Comissão dos Transportes. Acompanhe as audições e as reações em direto no nosso sítio Web. (Ler mais: Maroš Šefčovič e Violeta Bulc em audição no Parlamento Europeu )