António Guterres discursa no Parlamento Europeu em Estrasburgo        

ONU: Guterres apela a uma UE forte e unida para lidar com os desafios globais 
Assuntos da UE 
 

A multiplicação dos conflitos, as violações dos direitos humanos, as alterações climáticas e o impacto da globalização foram os principais desafios globais identificados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, durante o seu discurso no Parlamento Europeu esta quarta-feira, 17 de maio, em Estrasburgo. “Uma Europa forte e unida é fundamental para uma Organização das Nações Unidas forte e eficaz”, disse perante os eurodeputados.

familia síria num porto grego com um ferry        

Refugiados: “A recolocação é um dever moral e político” 
Sociedade 
 

Como parte da resposta da UE à crise de refugiados, os Estados-Membros comprometeram-se a recolocar 160 000 requerentes de asilo da Grécia e da Itália para outros países da UE até ao final de setembro de 2017, mas até ao momento o número total de recolocações ronda apenas os 18 400. Durante um debate em plenário esta terça-feira, 16 de maio, os eurodeputados instaram os países a acelerar a transferência dos refugiados.

Ilustração de pessoas protegidas por duas mãos ©AP Images/European Union-EP        

O futuro da UE: como influenciar e aproveitar os benefícios da globalização? 
Assuntos da UE 
 

A globalização oferece um grande potencial para criar riqueza e emprego, mas como podemos dar resposta aos desafios? Há muito que a UE tenta aproveitar os benefícios da globalização ao mesmo tempo que tenta atenuar os seus efeitos negativos, estabelecendo regras e trabalhando em conjunto com outros países. Fique a conhecer o trabalho do Parlamento Europeu, no momento em que os eurodeputados debatem o documento de reflexão da Comissão Europeia sobre o tema.

Fati de 13 anos com um recém-nascido ©UNHCR/B.Malum        

Eurodeputados debatem causas e combate ao casamento infantil 
Mundo 
 

Uma em cada três raparigas nos países em desenvolvimento é casada antes de chegar aos 18 anos e uma em cada nove antes de fazer 15 anos. O casamento prematuro limita o futuro das crianças, muitas vezes obrigadas a abandonar a escola. As raparigas também enfrentam problemas com a gravidez e o parto, as principais causas de morte em adolescentes nestes países. Especialistas e deputados da subcomissão dos direitos humanos e da comissão da igualdade de género debateram a situação a 11 de abril.

Vencedores #ECYP2017: 1º Erasmus evening, 2º Rediscover Europe e em 3º lugar Are we Europe https://t.co/fbcPq80iVf https://t.co/nXKqrvfZWo

Ver também: 

Video com factos sobre os ovos        

Ovos: da Páscoa à segurança dos consumidores 
Assuntos da UE 
 

Muitos países europeus decoram ovos de galinha como parte das suas tradições para a Páscoa. Serão os ovos que compramos seguros? O Parlamento Europeu tem trabalhado numa série de normas para assegurar que as galinhas e os seus ovos são saudáveis. Entre a legislação incluem-se a proibição da utilização de gaiolas de bateria e a utilização de um código em cada ovo para que os consumidores possam saber como foi produzido. Assista ao vídeo para mais informação.

Desde as condições do Brexit até à nova regulamentação sobre dispositivos médicos: Cinco números a reter de Estrasburgo        

Sessão plenária de abril: #Brexit, dispositivos médicos, emissões dos automóveis 
Assuntos da UE 
 

Esta semana em sessão plenária, o Parlamento aprovou com esmagadora maioria uma resolução com os princípios fundamentais para as negociações do acordo de retirada com o Reino Unido da UE. Os eurodeputados também instaram as autoridades europeias a reforçar os controlos dos ensaios efetuados aos veículos para evitar novos escândalos nas emissões. O PE aprovou ainda medidas para reforçar os controlos dos dispositivos médicos e permitir uma maior flexibilidade no orçamento de longo-prazo da UE.

Video sobre os beneficios da cidadania        

Brexit: os cidadãos em primeiro lugar nas negociações, defendem eurodeputados 
Assuntos da UE 
 

A União Europeia e o Reino Unido iniciam brevemente as negociações para definir as condições da sua nova relação e qualquer acordo terá de receber a aprovação do Parlamento Europeu. Os eurodeputados definem, esta quarta-feira, 5 de abril, as condições do Parlamento Europeu para o acordo de retirada do Reino Unido da UE e a salvaguarda dos interesses dos cidadãos é um critério fundamental. Assista ao nosso vídeo sobre os direitos da cidadania europeia.

Elena Valenciano e Agustín Díaz de Mera        

Juntos para dar resposta aos desafios da migração e crise de refugiados 
Sociedade 
 

Em 2015, 244 milhões de pessoas viviam num país diferente do país onde tinham nascido e, entre estes, mais de 20 milhões faziam-no porque tinham sido obrigados a fugir do seu país devido a conflitos armados ou violações dos direitos humanos. Os movimentos migratórios são uma responsabilidade global e exigem uma resposta global, defenderam os eurodeputados Elena Valenciano e Agustín Díaz de Mera, numa entrevista antes da votação do seu relatório sobre o tema em plenário a 5 de abril.

Refrear o apetite da Europa por óleo de palma        

Óleo de palma: por uma produção mais sustentável 
Sociedade 
 

Desflorestação, perda de habitats naturais e o aumento das emissões de gases com efeitos de estufa são algumas das consequências da produção não-sustentável de óleo de palma, um óleo vegetal utilizado em produtos alimentares, cosméticos e biocombustíveis. Os eurodeputados votam esta terça-feira, 4 de abril, em sessão plenária, um relatório instando a Comissão Europeia a tomar medidas para eliminar progressivamente a utilização de óleo de palma nos biocombustíveis na UE até 2020.

Três jovens carregam num botão.        

Novo website do PE disponibiliza centenas de testemunhos sobre a Europa 
Assuntos da UE 
 

O que significa ser europeu? A história da Europa faz-se a partir das histórias de todos nós e todos temos um importante papel a desempenhar na proteção dessa história comum. Nos últimos dois meses, centenas de pessoas partilharam as suas experiências na plataforma My House of European History. Com o lançamento do website, esta terça-feira a 31 de março de 2017, já pode descobrir e explorar as suas contribuições.

Infografia        

Artigo 50.º: As futuras relações entre a UE e o Reino Unido 
Assuntos da UE 
 

Nove meses após o referendo, o governo britânico acionou esta quarta-feira, 29 de março, o artigo 50.º do Tratado da UE, anunciando formalmente a sua intenção de deixar a UE. A partir de hoje, o Reino Unido e a UE terão dois anos para negociar um acordo que estabeleça as condições de saída. Para além disso, vão ainda ter de determinar um quadro para as futuras relações. Continue a ler para saber mais sobre o processo e o papel do Parlamento Europeu.

Donald Tusk e Antonio Tajani exibem a Declaração de Roma aos fotógrafos        

Tajani: “Devemos estar orgulhosos do legado que deixamos aos nossos filhos” 
Assuntos da UE 
 

“O sonho de uma Europa unida ofereceu-nos a possibilidade de colocar para sempre no passado o pesadelo da guerra,” afirmou o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, durante a cerimónia, a 25 de março, que assinalou o 60.º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma. “Devemos estar orgulhosos do legado que deixamos aos nossos filhos: a liberdade de viajar, estudar, trabalhar, criar um negócio, inovar”, afirmou Antonio Tajani ao assinar a Declaração de Roma em nome do Parlamento.

Bandeira da UE refletida no edificio        

Esta semana no PE: segurança, elisão fiscal, quadro financeiro plurianual 
Assuntos da UE 
 

Um debate sobre a situação na Europa em matéria de segurança com os ministros da administração interna da Alemanha e França e as visitas do presidente da Palestina Mahmoud Abbas e do presidente da câmara de Londres Sadiq Khan encontram-se esta semana na agenda do Parlamento Europeu. Os eurodeputados votam um relatório sobre a revisão intercalar do quadro financeiro plurianual da UE e medidas para acabar com a elisão fiscal das multinacionais.

Fotografia de uma página do Tratado de Roma        

Aniversário dos Tratados de Roma: a UE comemora 60 anos 
Assuntos da UE 
 

Há 60 anos, líderes de seis países reuniam-se em Roma para assinar os acordos que dariam eventualmente origem a uma união com 28 Estados-Membros. Este sábado, representantes do Parlamento Europeu e outros líderes europeus deslocam-se a Roma para participar nas comemorações do aniversário na capital italiana, num momento em que a futura direção do projeto europeu é alvo de um forte debate. Os chefes de Estado e de governo vão aproveitar o encontro para debater o futuro da União Europeia.

Subscreva para receber atualizações sobre os seus temas favoritos