Destaques da plenária 
 

Situação humanitária na Venezuela e nas suas fronteiras 

O PE vai debater e votar uma resolução sobre a crise migratória e a situação humanitária na Venezuela e nas suas fronteiras, no seguimento de uma delegação de eurodeputados que está esta semana no Brasil e na Colômbia para avaliar as condições no terreno. O eurodeputado português Francisco Assis está a liderar a visita ao Brasil e o eurodeputado espanhol Agustín Díaz de Mera a missão à Colômbia.

Mais de dois milhões de venezuelanos deixaram o país desde 2005 devido a uma crise política, social, económica e humanitária sem precedentes. Segundo a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), mais de 60% está atualmente em situação irregular. A Colômbia acolhe o maior número de migrantes venezuelanos, mais de 800 mil pessoas, e o Brasil cerca 50 mil.


O PE aprovou várias resoluções sobre a situação na Venezuela, onde tem vindo a alertar para a deterioração da situação dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito e onde reiteradamente tem apelado ao governo venezuelano que autorize a chegada de ajuda humanitária ao país.


O debate em plenário realiza-se na terça-feira à tarde e a resolução será votada na quinta-feira, ao meio dia.

 

Debate: 3/07/2018

Votação: 5/07/2018

Processo: resolução