Grupos de visitantes e visitantes individuais ao PE 

Uma visita ao Parlamento Europeu oferece aos cidadãos a oportunidade única de descobrirem como funciona a democracia parlamentar da UE e de que modo as decisões tomadas pelo Parlamento Europeu são importantes para a sua vida quotidiana. O Parlamento Europeu oferece aos visitantes um vasto leque de possibilidades de se familiarizarem com o trabalho, a História e o funcionamento da instituição e da União Europeia. O Parlamento Europeu acolhe um grande número de visitantes em vários locais, centros de visitantes e museus.

A oferta do PE aos visitantes é variada e destina‑se a grupos e visitantes individuais.

Cerca de meio milhão de pessoas provenientes da UE e não só visitam anualmente o Hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas e Estrasburgo. Muitos destes visitantes fazem parte de um grupo (a convite de um deputado ao Parlamento Europeu ou por sua própria iniciativa), mas o número de visitantes individuais tem vindo a aumentar nos últimos anos. Os grupos são acolhidos por funcionários do Parlamento Europeu que lhes apresentam o trabalho e descrevem o papel do Parlamento Europeu. Os grupos podem reunir‑se com deputados ao Parlamento e podem visitar o Hemiciclo. Os visitantes individuais podem visitar o Hemiciclo com um guia multimédia interativo, disponível em 24 línguas, seguir uma sessão plenária ou reservar uma conversa no Hemiciclo com um dos oradores do Parlamento Europeu.

O Parlamento Europeu considera fundamental garantir a facilidade de acesso do público às suas sessões e instalações, pois entende que a transparência é importante para o exercício dos direitos democráticos na União Europeia. Uma vez que, devido às longas distâncias envolvidas, o custo de viajar para Bruxelas e Estrasburgo pode ser proibitivo para muitos cidadãos da UE, em alguns casos, o Parlamento ajuda a cobrir parte das despesas dos grupos de visitantes dos deputados ao Parlamento Europeu.

Visitas de grupos e de pessoas a título individual ao Parlamento Europeu  

Os visitantes em Bruxelas podem também visitar o Parlamentarium e a Casa da História Europeia, que se encontram fora das instalações do Parlamento Europeu e que estão abertos durante o fim de semana. O Parlamentarium disponibiliza igualmente um popular jogo de simulação para estudantes do ensino secundário, baseado no modelo de funcionamento do Parlamento Europeu, em que os participantes desempenham o papel de um deputado ao Parlamento Europeu a negociar legislação que afetará a vida quotidiana das pessoas que vivem na Europa.

Em Estrasburgo, faz parte da visita um espaço de exposição conhecido como Parlamentarium Simone Veil , com um ecrã de cinema de 360º e instrumentos interativos. As instalações do Parlamento Europeu em Estrasburgo disponibilizam igualmente o programa Euroscola, que proporciona a milhares de estudantes entre os 16 e os 18 anos de idade a experiência de serem deputados ao Parlamento Europeu por um dia.

O Parlamento Europeu abriu centros de visitantes mais pequenos nos Estados‑Membros para aproximar o Parlamento dos cidadãos. Está prevista a criação de um centro em cada Estado‑Membro. O objetivo destas «Experiências Europa» é levar a Europa até às pessoas, oferecer‑lhes informações e incentivar os cidadãos a participarem.



A oferta aos visitantes não se limita a visitas físicas. O Parlamento Europeu aumentou a sua oferta em linha/digital e disponibiliza agora, por exemplo, Palestras PE em linha, Conferências em linha para os Jovens e uma nova Viagem Digital.

Durante as Palestras PE em linha, os visitantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre o poder, o papel e as atividades desta Instituição através de uma apresentação e de uma sessão de perguntas e respostas em linha, adaptadas aos interesses do grupo. As Palestras PE em linha estão disponíveis numa das 24 línguas oficiais da União Europeia.

Todos os anos, no início de maio, o Parlamento Europeu celebra o Dia da Europa, através de várias atividades em Estrasburgo e em Bruxelas organizadas pelos diferentes serviços e grupos políticos do Parlamento.

A Viagem Digital é um conjunto de novas experiências em linha. Pretende dar aos cidadãos a possibilidade de ficarem a conhecer o Parlamento, de o descobrirem e vivenciarem, onde quer que se encontrem. Consiste em quatro novas plataformas imersivas e interativas baseadas na Internet: «Descubra o Parlamento em 360.º (EP360)», «Na pele de um eurodeputado – experiência de realidade virtual», um «Jogo de simulação virtual» e uma «visita virtual à Casa da História Europeia».