O trabalho dos deputados ao Parlamento Europeu 

Os deputados ao Parlamento Europeu são os representantes eleitos do povo na UE; representam os seus interesses e os das respetivas cidades ou regiões na Europa. Ouvem as pessoas com preocupações locais e nacionais, os grupos de interesses e as empresas. São legisladores da UE, mas também podem questionar a Comissão e o Conselho de Ministros. Os deputados ao Parlamento Europeu desempenham um papel importante nas grandes questões do nosso tempo, como as alterações climáticas, as migrações, os direitos humanos no mundo e a forma como regulamos os nossos mercados financeiros.


O volume de trabalho diário dos deputados ao Parlamento Europeu divide-se entre o trabalho para os seus eleitores no seu país de origem, o trabalho nas comissões, os debates nos grupos políticos, bem como os debates e votações em sessão plenária. Os deputados ao Parlamento Europeu participam nas reuniões das suas comissões e dos seus grupos políticos, assim como em muitas outras. Podem igualmente fazer parte de uma delegação para efeitos das relações com países terceiros, a qual pode exigir a realização de deslocações ocasionais para fora da UE.


O trabalho das comissões parlamentares


O Parlamento está dividido em 20 comissões especializadas, que são as primeiras a tratar das propostas legislativas que lhes são apresentadas.


Estas comissões lidam com as propostas legislativas através da adoção de relatórios com alterações. (Entre as votações em sede de comissão e os debates e as votações em sessão plenária, as alterações e as resoluções são debatidas pelos grupos políticos.) As comissões também nomeiam uma equipa de deputados ao Parlamento Europeu para conduzir negociações com o Conselho sobre a legislação da UE. Também aprovam resoluções de iniciativa, organizam audições com peritos e examinam a atuação de outros órgãos e instituições da UE.


Uma comissão tem entre 25 e 76 membros titulares e um número equivalente de membros suplentes.


Cada comissão elege um presidente e, no máximo, quatro vice-presidentes de entre os seus membros titulares, que constituem a «Mesa da comissão», para um mandato de dois anos e meio. A composição política das comissões reflete a da assembleia plenária.


O Parlamento pode igualmente constituir subcomissões e comissões especiais temporárias para abordar questões específicas e pode constituir comissões de inquérito para analisar alegações de infração ou de má administração na aplicação do Direito da União.


As comissões parlamentares reúnem-se normalmente em Bruxelas. Os seus debates são públicos e, em princípio, podem ser seguidos via Internet.