Grupos de visitantes e visitas individuais ao PE 

Todos os anos, cerca de 450 000 pessoas provenientes de Estados-Membros da UE e de outros países visitam os hemiciclos do Parlamento Europeu em Bruxelas e em Estrasburgo. Muitos destas pessoas vêm integradas num dos mais de 9000 grupos de visitantes, tendo o número de visitantes individuais também vindo a aumentar ao longo dos últimos anos.

O Parlamento Europeu considera que o público deve ter facilidade de acesso às suas sessões e instalações, pois entende que a transparência é importante para o exercício dos direitos democráticos na União Europeia. Uma vez que o custo de viajar para Bruxelas e Estrasburgo pode ser proibitivo para muitos cidadãos da UE devido às longas distâncias envolvidas, o Parlamento ajuda a cobrir os custos de partes dos grupos de visitantes (representando, aproximadamente, 80 000 cidadãos).

Os visitantes em Bruxelas podem igualmente visitar o Parlamentarium e a Casa da História Europeia, que se encontram fora das instalações do Parlamento Europeu e estão abertos durante o fim de semana (cerca de 470.000 visitantes em 2018). Em Estrasburgo, faz parte da visita um espaço de exposições conhecido como o Parlamentarium Simone Veil, que dispõe de um ecrã de cinema a 360 graus e ferramentas interativas.

Visitas de grupos e de pessoas a título individual ao Parlamento Europeu  

Grupos livres

Muitos visitantes dirigem-se em grupos ao Parlamento Europeu, em Bruxelas e em Estrasburgo, para ver o hemiciclo e ficar a saber como funciona o PE. Podem ser convidados por deputados ao Parlamento Europeu, ou vêm por conta própria. São recebidos por funcionários do Parlamento, que fazem uma apresentação sobre o trabalho e o papel do Parlamento Europeu, e podem reunir-se com deputados. Em Estrasburgo, os visitantes fora dos períodos de sessão podem reservar uma visita guiada ao edifício Louise Weiss, que é altamente simbólico, com ou sem a ajuda de guias multimédia.


Visitantes individuais

Os visitantes podem também ser convidados individualmente para o Parlamento Europeu. Anualmente, cerca de 80 000 visitantes individuais recebem um guia multimédia interativo para a galeria do hemiciclo do Parlamento Europeu de Bruxelas em determinados momentos. Podem igualmente assistir a uma sessão informativa ou seguir as sessões plenárias. Em Estrasburgo, as oportunidades de visita para cidadãos a título individual foram alargadas em 2017, tendo sido recentemente introduzida a possibilidade de realização de visitas com orientação multimédia. Cerca de 40 000 visitantes recorreram a esta nova possibilidade em 2018 e o seu número está a aumentar.

Grupos patrocinados


Um número limitado de pessoas pode visitar o PE a convite expresso de um deputado e com o patrocínio do Parlamento. Esses grupos recebem uma subvenção que cobre parcialmente as despesas de deslocação, alojamento e refeições (2 500 grupos/ano, cerca de 80 000 visitantes).

Cada deputado ao Parlamento Europeu pode convidar até 110 visitantes patrocinados por ano em grupos de, pelo menos, 10 visitantes. Os deputados podem convidar até 5 grupos por ano para Estrasburgo, durante as reuniões plenárias, ou para Bruxelas.


Os visitantes são acolhidos por funcionários, que fazem uma apresentação interativa sobre a UE e o Parlamento. Encontram-se depois com um ou dois deputados e podem visitar a tribuna do hemiciclo.


Os pedidos e as contribuições financeiras são tratados por funcionários do Parlamento Europeu. O subsídio é pago por transferência bancária, mas uma pequena parte da contribuição financeira (até 40 euros por visitante) pode ser paga ao chefe do grupo, a fim de poder dispor de um fundo de maneio no dia da visita. O subsídio é calculado com base em três fatores, multiplicados pelo número de visitantes: custos da viagem, sendo a taxa calculada em função dos quilómetros de distância (0,09 euros por quilómetro) entre o ponto de partida do grupo e Bruxelas ou Estrasburgo, custos de alojamento em caso de dormida (60 euros) e custos de alimentação (40 euros). Apenas os custos incorridos são reembolsados.


Jornadas de Portas Abertas

O Parlamento organiza anualmente Jornadas de Portas Abertas no início do mês de maio em Estrasburgo e em Bruxelas — em 2018, Estrasburgo acolheu 9 000 visitantes e Bruxelas 15 000. As Jornadas de Portas Abertas de 2019 terão lugar em 4 de maio, em Bruxelas, e em 19 de maio, em Estrasburgo.

O Parlamento ajuda alguns grupos de visitantes a custear as suas despesas de viagem © Parlamento Europeu.