Parlamentarium  

O Parlamento Europeu abriu o seu Centro de Visitantes em Bruxelas – o Parlamentarium – em outubro de 2011. É o maior centro de visitantes dos parlamentos da Europa e o primeiro a estar totalmente operacional em 24 línguas. Utiliza uma grande variedade de ferramentas interativas de multimédia para dar aos cidadãos uma visão sobre o trabalho do Parlamento Europeu e de outras instituições da UE. Os visitantes podem conhecer o modo como são tomadas as decisões políticas da UE que influenciam, direta ou indiretamente, o nosso quotidiano. O Parlamentarium funciona em 24 línguas e disponibiliza recursos de língua gestual em quatro idiomas (inglês, francês, neerlandês e alemão).


O Parlamentarium está acessível a todos os cidadãos sete dias por semana e é gratuito. Em média, é visitado por cerca de 1 000 pessoas por dia. É um dos dez pontos turísticos mais visitados em Bruxelas.


O Parlamentarium foi concebido para adultos e crianças de todas as idades. Há visitas de uma hora destinadas especialmente a crianças dos 8 aos 14 anos. As crianças podem ter os seus próprios guias multimédia portáteis.


Disponibiliza também um jogo de interpretação de papéis para os alunos do ensino secundário, que segue o modelo do funcionamento do Parlamento Europeu e que demonstrou ser um êxito, no qual os alunos podem desempenhar o papel de um deputado a negociar a aprovação de leis que afetarão o quotidiano das pessoas que vivem na Europa.

Visitantes no Parlamentarium © União Europeia 2011 - PE.  

Procura um Parlamentarium perto de si?


O Parlamento Europeu abriu igualmente centros de visitantes de menor dimensão nos Estados-Membros, numa tentativa de agir a nível local e aproximar o Parlamento dos cidadãos.


Em 2016, abriu em Berlim o centro «Experience Europa», na Casa Europeia. Foi criado por iniciativa do Parlamento Europeu, em cooperação com a Comissão Europeia, e oferece várias ferramentas multimédia, bem como um jogo de simulação, no qual os visitantes podem assumir o papel de um deputado ou de um comissário da União Europeia.


Em 2017, foi inaugurado em Estrasburgo um espaço de exposições conhecido como o Parlamentarium Simone Veil, semelhante em conteúdo ao Parlamentarium de Bruxelas. Este espaço integra o circuito normal da visita e permite que os visitantes compreendam melhor o papel do Parlamento Europeu e o impacto que o PE tem na vida de cada um.