Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar") (Premir "enter")
NOT FOUND ! (Premir "enter")

Guimarães e Maribor: Capitais Europeias da Cultura 2012

Cultura 07-02-2012 - 13:54
 
  • Guimarães: Portugal
  • Maribor: Eslovénia
 
Maribor e Guimarães   Maribor e Guimarães

Criada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já foi protagonizada por mais de 40 cidades do velho continente. Este ano é a vez da cidade portuguesa de Guimarães e de Maribor, na Eslovénia. "Uma das mais belas cidades portuguesas e um exemplo de reabilitação urbana", afirma o eurodeputado português Rui Tavares (Verdes/ALE), para quem "a escolha de Guimarães para Capital Europeia da Cultura transformou a cidade num caldeirão de criatividade contemporânea".


A população de Guimarães é uma das mais jovens de toda a União Europeia: mais de 50% dos habitantes têm menos de 30 anos de idade. Envolver a comunidade local e contribuir para a regeneração urbana, social e económica da cidade, consolidando os recursos existentes e a oferta cultural são algumas das prioridades da cidade que viu nascer a nação.


"É com muito orgulho que vejo Maribor ser Capital Europeia da Cultura 2012", salienta o eurodeputado esloveno Milan Zver (Partido Popular Europeu). "A segunda maior cidade eslovena tem sido um ponto de passagem e coexistência de diferentes culturas, que se enriqueceram umas às outras ao longo dos tempos", acrescenta Zver.


Para aceder aos programas das duas Cidades Europeias da Cultura 2012, consultar as ligações abaixo indicadas.




REF. : 20120203STO37166