Economia 

Produtos nesta categoria 

Video        

Economia 
 

O Parlamento Europeu vota esta quinta-feira, 18 de maio, novas regras para garantir que os cidadãos europeus têm acesso aos serviços de conteúdo em linha que adquiriram no país de residência sempre que se encontrem temporariamente noutro país da UE.

Emissões automóveis: comissão de inquérito retira lições do escândalo        

Após um ano de trabalho intensivo, os eurodeputados da comissão de inquérito sobre a medição das emissões no setor automóvel votam, esta terça-feira, 28 de fevereiro, o relatório e as recomendações da comissão. “Aprendemos com o passado e estamos a fazer o nosso trabalho (...), para que este escândalo não volte a acontecer”, afirma o eurodeputado alemão Jens Gieseke (PPE) e co-autor do relatório.

Substituir pesticidas perigosos        

Apesar de serem rápidos e eficazes, os pesticidas químicos também têm riscos para a saúde humana, animais e ambiente. Cerca de 45% dos alimentos que consumimos contém resíduos de pesticidas e 1,6% excedem mesmo o limite, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar. O Parlamento Europeu quer promover a utilização de pesticidas de origem biológica e acelerar o processo de aprovação. Assista ao vídeo e leia o artigo para mais informação.

Mady Delvaux        

Os robôs fazem parte do nosso dia-a-dia, mas a sua utilização ainda não está devidamente regulamentada. Os eurodeputados debatem esta quarta-feira, 15 de fevereiro, e votam no dia seguinte em Estrasburgo, um relatório que defende a adoção de um quadro legal a nível europeu para dar resposta aos múltiplos desafios jurídicos e éticos relacionados com os robôs e a inteligência artificial. Quem deve ser responsabilizado em caso de danos causados por um robô? Vão os robôs roubar os nossos empregos?

intervenientes do debate        

A situação na Grécia e a questão da dívida grega estão de regresso à agenda da UE. Nos próximos dias, Atenas recebe uma delegação da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para avaliar a implementação das reformas previstas no plano de resgate, uma condição necessária para a manutenção do apoio internacional à Grécia.

Daniel Dalton        

O escândalo sobre a manipulação dos testes às emissões dos automóveis revelou falhas no sistema de homologação dos novos automóveis. Os eurodeputados da Comissão do Mercado Interno aprovaram, esta quinta-feira, 9 de fevereiro, um conjunto de medidas para assegurar que os veículos, incluindo os que já se encontram em circulação, cumprem os requisitos em matéria de segurança e ambiente. Falámos com o relator Daniel Dalton.