Produtos nesta categoria 

Emissões automóveis: comissão de inquérito retira lições do escândalo        

Emissões dos automóveis: comissão de inquérito vota relatório final 
Economia 
 

Após um ano de trabalho intensivo, os eurodeputados da comissão de inquérito sobre a medição das emissões no setor automóvel votam, esta terça-feira, 28 de fevereiro, o relatório e as recomendações da comissão. “Aprendemos com o passado e estamos a fazer o nosso trabalho (...), para que este escândalo não volte a acontecer”, afirma o eurodeputado alemão Jens Gieseke (PPE) e co-autor do relatório.

Substituir pesticidas perigosos        

Parlamento quer mais pesticidas de baixo risco de origem biológica 
Economia 
 

Apesar de serem rápidos e eficazes, os pesticidas químicos também têm riscos para a saúde humana, animais e ambiente. Cerca de 45% dos alimentos que consumimos contém resíduos de pesticidas e 1,6% excedem mesmo o limite, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar. O Parlamento Europeu quer promover a utilização de pesticidas de origem biológica e acelerar o processo de aprovação. Assista ao vídeo e leia o artigo para mais informação.

Mady Delvaux        

Robôs: Eurodeputados defendem quadro legal comum para a sua utilização 
Economia 
 

Os robôs fazem parte do nosso dia-a-dia, mas a sua utilização ainda não está devidamente regulamentada. Os eurodeputados debatem esta quarta-feira, 15 de fevereiro, e votam no dia seguinte em Estrasburgo, um relatório que defende a adoção de um quadro legal a nível europeu para dar resposta aos múltiplos desafios jurídicos e éticos relacionados com os robôs e a inteligência artificial. Quem deve ser responsabilizado em caso de danos causados por um robô? Vão os robôs roubar os nossos empregos?

Daniel Dalton        

Evitar repetição do escândalo Volkswagen melhorando o sistema de homologação 
Economia 
 

O escândalo sobre a manipulação dos testes às emissões dos automóveis revelou falhas no sistema de homologação dos novos automóveis. Os eurodeputados da Comissão do Mercado Interno aprovaram, esta quinta-feira, 9 de fevereiro, um conjunto de medidas para assegurar que os veículos, incluindo os que já se encontram em circulação, cumprem os requisitos em matéria de segurança e ambiente. Falámos com o relator Daniel Dalton.

Texto. trabalhadores, inovação, ordenado ©AP Images/European Union-EP        

Semana parlamentar: Deputados reunidos para responder aos desafios económicos  
Economia 
 

Apesar dos sinais da recuperação económica, as taxas de desemprego continuam muito elevadas em algumas zonas da Europa. O investimento subiu e a economia criou novos postos de trabalho, mas nem todos beneficiam desse crescimento de igual forma. Eurodeputados e homólogos dos parlamentos nacionais reúnem-se em Bruxelas, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, para debaterem as prioridades da política económica para 2017, medidas de elisão e evasão fiscais e direitos sociais, entre outros temas.

Como o Parlamento Europeu está a tomar medidas contra a fraude fiscal.
       

O Parlamento Europeu e a luta contra a fraude ao IVA 
Economia 
 

Já ouviu falar da “fraude do operador fictício” em matéria de imposto sobre o valor acrescentado (IVA)? É um das fraudes de IVA mais comuns na UE e estima-se que seja responsável por uma perda de receitas avaliada entre 45 mil milhões e 53 mil milhões de euros por ano. O Parlamento Europeu aprovou a 24 de novembro um relatório de Werner Langen (PPE, Alemanha) com as recomendações para um regime definitivo do IVA e luta contra a fraude.