Partilhar esta página: 

Os dados mais importantes sobre o comércio da UE com o mundo na nossa infografia: exportações, importações, número de postos de trabalho relacionados na UE e mais.

Importância do comércio mundial 

A UE sempre promoveu o comércio, não só suprimindo as barreiras ao comércio entre os países da UE, mas também incentivando a atividade comercial de outros países com a UE. Em 2016, as exportações da UE representaram 15,6 % das exportações mundiais e as importações da UE 14,8 %, o que a torna num dos maiores atores comerciais do mundo, paralelamente aos EUA e à China.

Acordos comerciais

A UE tem, atualmente, 116 acordos comerciais celebrados ou em vias de atualização ou de negociação.

Os acordos comerciais constituem, não só uma oportunidade para reduzir os direitos aduaneiros, mas também para ajudar os nossos parceiros a reconhecer as normas de qualidade e segurança da UE e a respeitar os produtos com uma denominação de origem protegida, como o champanhe ou o queijo Roquefort. Este aspeto é muito importante, dado que os produtos alimentares europeus gozam de uma reputação mundial de excelência e tradição.

Acordos comerciais 

A UE também utiliza os acordos comerciais para definir normas ambientais e laborais, por exemplo, para evitar a importação de produtos que utilizam o trabalho infantil.

O último acordo comercial da UE foi assinado com o Japão, mas muitos outros estão a ser negociados.

Importações e exportações da UE

Importações e exportações da UE 

As empresas europeias beneficiam de economias de escala por fazerem parte do maior mercado único do mundo, bem como de acordos comerciais que permitem que as empresas da UE exportem muitos dos seus serviços e bens. Simultaneamente, as empresas estrangeiras que pretendam exportar para a UE têm de cumprir os mesmos padrões elevados que as empresas locais, pelo que não existe qualquer risco de concorrência desleal por parte de empresas não pertencentes à UE que pretendam fugir às regras.

Em termos de exportação de mercadorias, os maiores parceiros da UE são os EUA (20 %), a China (10,5 %) e a Suíça (8 %). A UE importa principalmente da China (20,2 %), dos EUA (13,8 %) e da Rússia (7,8 %).

Para que países exporta a UE  

O comércio com países terceiros levou à criação de milhões de postos de trabalho na Europa. Em 2015, a Comissão Europeia estimou que cerca de 26 milhões de postos de trabalho estavam ligados ao comércio com países terceiros. Fazer parte do mesmo mercado único também conduziu a um maior volume de comércio entre os países da UE.

Paralelamente, a importação de bens e serviços provenientes do exterior da UE obrigou as empresas europeias a serem mais competitivas, oferecendo aos consumidores maior escolha e preços mais baixos.

Postos de trabalho ligados ao comércio com países terceiros