Os benefícios da globalização económica na Europa 

 
 

Partilhar esta página: 

Aumento das exportações, do emprego e das oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas. Conheça os factos essenciais sobre os benefícios da globalização para a União Europeia.

©AP Images/European Union-EP 

A globalização traz muitos benefícios, oportunidades mas também desafios. A UE pretende fazer com que a globalização funcione, tirando partido das suas oportunidades e diminuindo os seus efeitos negativos.



Aumento do comércio para as empresas Europeias

O regime comercial europeu e os numerosos acordos comerciais negociados pela UE fazem desta uma boa região para concretizar negócios, sendo a principal parceira comercial de 80 países.

Consequentemente, a União Europeia é uma das maiores intervenientes no comércio internacional, a seguir aos EUA e à China, representando as suas exportações mais de 15% das exportações mundiais. Mais de 80% dos exportadores europeus são pequenas e médias empresas (PME).

As exportações de comércio e serviços da UE aumentaram de cerca de 1160 mil milhões de euros em 2000 para 2900 mil milhões de euros em 2018. Em 2017 as exportações para a Coreia do Sul aumentaram mais de 12%, para a Colômbia mais de 10% e as exportações da UE para o Canadá aumentaram 7%.

Número de empregos ligados ao comércio com países terceiros 

Oportunidades de emprego

A globalização proporciona oportunidades de emprego. Em 2017 mais de 36 milhões de postos de trabalho (1 em cada 7) foram sustentados pelas exportações da UE. Cada milhar de milhão de exportações da UE apoia, em média, cerca de 13 000 postos de trabalho.

Em Portugal, em 2018, as exportações para países fora da UE proporcionaram a criação de 578 mil postos de trabalho. 89 mil portugueses têm empregos ligados às exportações de outros países da União Europeia para países de fora. Isto significa que 14% dos postos de trabalho em Portugal dependem das exportações da UE. As exportações de Portugal para países fora da União Europeia representam ainda cerca de 63 mil postos de trabalho no resto da UE.

A maioria destes postos de trabalho relacionados com a exportação são bem remunerados. São, em média, 12% mais bem pagos do que outros empregos.



Vantagens para os consumidores

Os grandes benefícios da globalização e do comércio para o consumidor provêm das importações. Os acordos comerciais significam que os importadores pagam direitos mais baixos. Juntamente com o aumento da concorrência, isto significa preços mais baixos para bens (vestuário, smartphones, televisões, software, automóveis, etc.) e serviços.

Os consumidores podem também beneficiar de uma maior escolha, à medida que aumenta a variedade de produtos e serviços.

Preços mais baixos e mais escolha trouxeram aos consumidores da UE uma estimativa de 24 mil milhões por ano ou 600 euros por ano em benefícios.

O nível de riqueza e de conforto está a aumentar, bem como a melhorar o nível de vida.



Vantagens do comércio intracomunitário

No interior da União Europeia o mercado único visa eliminar os obstáculos ao comércio entre os países da UE.

O mercado único europeu é o maior espaço económico sem barreiras do mundo. Este espaço inclui mais de 500 milhões de cidadãos com um produto interno bruto de cerca de 13 biliões de euros.

Estima-se que o mercado único tenha criado 2,8 milhões de postos de trabalho.