Os três filmes finalistas do Prémio LUX 2014: "Class enemy", "Girlhood" e "Ida" 

 
 

Partilhar esta página: 

O vencedor será conhecido em dezembro. 

O filme esloveno “Class enemy” (“Razredni sovražnik”); a película francesa “Girlhood” (“Bande de filles”) e a coprodução polaco-dinamarquesa “Ida” vão competir pela edição deste ano do prémio de cinema do Parlamento Europeu. Os finalistas do Prémio LUX vão ser legendados nas 24 línguas oficiais da UE e exibidos nos 28 Estados-Membros. O vencedor, escolhido pelos eurodeputados, será anunciado a 17 de dezembro.

Os três finalistas, que retratam diversos problemas sociais contemporâneos com um destaque especial dado à juventude, foram revelados no final de julho pela Presidente da comissão parlamentar de Cultura do PE, a eurodeputada Silvia Costa, no Festival de Cinema de Veneza.


Os finalistas, escolhidos entre os dez candidatos da seleção oficial, são:


  • O filme esloveno “Class Enemy” (Razredni sovražnik) de Rok Biček aborda a relação tensão entre uma turma de estudantes e o seu novo professor de alemão.

  • O filme francês “Girlhood” (Bande de filles) de Céline Sciamma conta a história de uma rapariga que em busca de liberdade procura ser aceite num gang feminino.

  • A coprodução polaco-dinamarquesa Ida de Paweł Pawlikowski aborda a história de uma órfã criada num convento. Quando está prestes a receber os votos descobre que é judia e inicia uma viagem com a tia para saber mais sobre si e a sua família.

Os filmes vão ser legendados nas 24 línguas oficiais e exibidos nos vários países europeus em mais de 18 festivais de cinema e 40 cidades dos 28 Estados-Membros.


O filme vencedor, escolhido pelos eurodeputados do Parlamento Europeu, vai ainda ser adaptado para invisuais e surdos-mudos e será promovido em toda a UE.


Pelo segundo ano consecutivo, o público poderá escolher o seu filme favorito entre a seleção LUX de 2013. Um dos participantes irá receber um convite para participar no próximo Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.


Para mais informação:

Assessora de Imprensa: Cornelia GUSA

(+32) 2 28 32601 (Bruxelas) (+33) 3 881 73784 (Estrasburgo)

cornelia.gusa@europarl.europa.eu