Partilhar esta página: 

Acompanhe as atividades do Parlamento Europeu. 

O comissário europeu Günther Oettinger é recebido por três comissões parlamentares para avaliar o seu conhecimento sobre o seu novo pelouro do orçamento e dos recursos humanos. Os eurodeputados da comissão das liberdades cívicas analisam a situação atual dos refugiados na Europa e a comissão dos assuntos jurídicos vota a primeira legislação europeia para a utilização de robôs e inteligência artificial. O Presidente Schulz desloca-se a Portugal para participar no funeral de Mário Soares.

Oettinger recebeu novas competências com a saída da comissária Kristalina Georgieva. Os eurodeputados das respetivas comissões parlamentares relacionadas com a pasta do orçamento e dos recursos humanos recebem-no, na segunda-feira, para ficar a conhecer os seus planos.


A comissão das liberdades cívicas, justiça e assuntos internos debate, na quinta-feira, a implementação do acordo com a Turquia sobre os refugiados e os migrantes. Vincent Cochetel, diretor europeu do ACNUR apresenta propostas para melhor proteger os refugiados na UE.


O aumento na utilização de robôs e inteligência artificial na UE levou a novas medidas europeias para dar resposta aos desafios legais e éticos decorrentes da sua utilização. A comissão dos assuntos jurídicos vota na quinta-feira, propostas para aumentar a segurança na sua utilização, introduzir um código de conduta e definir quem é responsável pelas ações do robô.


Na quinta-feira, a presidência maltesa do Conselho da UE apresenta as suas prioridades para o primeiro semestre de 2017 aos eurodeputados das comissões das liberdades cívicas e assuntos jurídicos.


Os grupos políticos preparam a sessão plenária da próxima semana, durante a qual os eurodeputados vão eleger um novo presidente e 14 vice-presidentes.


Cerimónias fúnebres de Mário Soares


O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, estará presente esta terça-feira no funeral de Estado do ex-Presidente da República Mário Soares.