Partilhar esta página: 

Jean-Claude Juncker estará no Parlamento Europeu a 13 de setembro para refletir sobre o último ano e anunciar os objetivos para os próximos 12 meses.

O debate sobre o estado da União Europeia é um evento anual que dá o pontapé de saída para a nova sessão politica após a pausa estival. Jean-Claude Juncker apresenta o trabalho da Comissão nos últimos 12 meses e os planos para o futuro.


O discurso e a discussão que se segue permitem refletir sobre os desafios que a Europa enfrenta atualmente, incluindo as negociações para a saída do Reino Unido e a preocupação para com a segurança.


O debate decorre no hemiciclo do PE em Estrasburgo na quarta-feira, 13 de setembro. Juncker dá início ao debate com um discurso, seguindo-se as reações dos líderes dos grupos políticos e de outros eurodeputados.

#SOTEU em direto


Acompanhe o debate em direto no nosso sítio web, no EBS ou no Youtube.

No nosso website especial pode não só acompanhar a emissão em direto como pode obter mais informação sobre o debate, os perfis dos participantes e dos líderes dos grupos políticos, os tweets mais relevantes, vídeos e muito mais.


A nossa cobertura no Storify vai oferecer informação em tempo real, incluindo citações, fotografias e vídeos.

No Twitter


Para além disso pode obter atualizações em tempo real em português no Twitter através de @Europarl_PT. Participe no debate com a hashtag #SOTEU


No Facebook


Na terça-feira, 12 de setembro, o presidente do Parlamento Europeu é entrevistado em direto na página de Facebook do PE. O debate sobre o estado da UE também vai ser emitido em direto no Facebook a 13 de setembro.

O que pensam os deputados?


Saiba mais sobre o que é que os eurodeputados têm a dizer sobre o estado da UE nas redes sociais através da Newshub do PE.


Vídeo, fotografias e gravações áudio

O serviço audiovisual do Parlamento Europeu vai dedicar uma página ao evento, onde pode consultar e descarregar segmentos vídeo do debate, fotografias e gravações áudio.

Definindo o futuro da Europa


2017 foi um ano com importantes acontecimentos políticos na UE. O Reino Unido anunciou formalmente a sua intenção de deixar a UE ao acionar o artigo 50. do Tratado da UE e Paris e Berlim têm proposto uma maior aproximação na UE.

Em fevereiro, os eurodeputados aprovaram três relatórios em que propõem reformas para melhorar o funcionamento da UE, recuperar a confiança dos cidadãos e fortalecer a economia da zona euro.

Em 2017, a Comissão Europeia publicou cinco documentos de reflexão como ponto de partida para o debate sobre o futuro da integração europeia. Cada documento foi dedicado a um tema específico: a dimensão social da europa, a globalização, a união económica e monetária, a defesa e as finanças.


Os documentos contêm ideias e cenários para a Europa em 2025, mas não apresentam propostas específicas. No seu discurso no estado da União, Juncker deverá abordar estes temas que já foram abordados pelos eurodeputados durante as sessões plenárias.