Em Estrasburgo: António Costa, Brexit, orçamento da UE, impostos sobre as sociedades 

 
 

Partilhar esta página: 

António Costa discursa em plenária, os eurodeputados votam as prioridades para o orçamento de longo-prazo da UE e a sua proposta para as futuras relações entre a UE e o Reino Unido.

O primeiro-ministro António Costa discursa no Parlamento Europeu na quarta-feira. Será o terceiro líder europeu a participar no ciclo de debates sobre o futuro da Europa,

 

Na quarta-feira, os eurodeputados votam as suas orientações para o quadro das futuras relações entre a UE e o Reino Unido no âmbito das negociações Brexit.

 

Também na quarta-feira, os eurodeputados votam uma resolução sobre o quadro financeiro plurianual onde defendem mais fundos para investigação e desenvolvimento e iniciativas de apoio aos jovens e às pequenas e médias empresas.

 

Na quinta-feira, os eurodeputados votam duas propostas sobre a tributação das empresas. O objetivo? Assegurar que as empresas pagam impostos no país onde os lucros são efetivamente gerados.

 

Na quarta-feira, os eurodeputados e a comissária Cecilia Malmström debatem a resposta da UE à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio.

 

A liberdade de imprensa e a segurança dos jornalistas na UE, na sequência do recente assassínio do jornalista de investigação Ján Kuciak e da sua companheira, Martina Kušnírová, estará em destaque num debate na quarta-feira.

 

Na quinta-feira os eurodeputados votam uma resolução sobre a situação na Síria.