Brexit: O papel do Parlamento no processo de negociação da saída do Reino Unido da UE  

 
 

Partilhar esta página: 

O Parlamento Europeu desempenha um papel crucial nas negociações em curso para a saída do Reino Unido da UE. Assista ao nosso vídeo para saber mais.

Após o referendo, o Reino Unido e a União Europeia iniciaram negociações sobre a saída daquele país da União, assim como sobre o quadro adequado para o desenvolvimento das relações futuras entre as duas partes, incluindo as relações comerciais.

A primeira fase das negociações incidiu no acordo de saída, mas durante as próximas semanas as negociações sobre as condições da mesma terão lugar ao mesmo tempo que as discussões sobre a relação futura entre a UE e o Reino Unido.

O Parlamento Europeu e o Brexit

Os eurodeputados desempenham um papel fundamental no resultado destas negociações, dado que qualquer acordo alcançado terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

Guy Verhofstadt foi nomeado pelos deputados europeus como coordenador do Parlamento para o Brexit. Para desempenhar o seu trabalho, os eurodeputados têm à sua disposição a experiência das comissões parlamentares e a assistência do grupo diretor do PE sobre o Brexit.

Os eurodeputados têm adotado resoluções que estabelecem a posição do Parlamento para influenciar o resultado do acordo. Os eurodeputados debatem a 13 de março e votam no dia seguinte, a posição do Parlamento sobre a relação futura.

O Parlamento Europeu também tem trabalhado em estreita colaboração com os principais negociadores da UE e com todos aqueles que serão afetados pelo Brexit.

Descubra mais sobre o papel do Parlamento assistindo ao vídeo.